Biden planeja ter 70% dos adultos vacinados até 4 de julho

Por Livia Mendes

Nova política direcionará vacinas de estados com demanda mais fraca para áreas em que as pessoas têm mais interesse em receberem as doses.

A Casa Branca informou nesta terça-feira (04) que o presidente Joe Biden está definindo uma nova meta de vacinação para entregar pelo menos uma dose do imunizante a 70% dos americanos adultos até 4 de julho. Enquanto isso, o governo pressiona para tornar mais fácil para as pessoas tomarem vacinas e trazer o país para mais perto à normalidade.

A nova meta, que também inclui a vacinação total de 160 milhões de adultos até o Independence Day, ocorre no momento em que a demanda por vacinas caiu acentuadamente em todo o país. Biden pedirá aos estados que disponibilizem vacinas em uma base ambulante e direcionará muitas farmácias a fazer o mesmo, e sua administração está pela primeira vez mudando as doses de estados com demanda mais fraca para áreas com maior interesse nas vacinas.

Mais de 56% dos americanos adultos já receberam pelo menos uma dose da vacina COVID-19 e quase 105 milhões estão totalmente vacinados. Os EUA estão atualmente administrando as primeiras doses a uma taxa de cerca de 965 mil por dia, metade da taxa de três semanas atrás, mas quase duas vezes mais rápido que o necessário para atingir a meta de Biden.

Mudança de estratégia

Isso ocorre no momento em que o governo Biden deixou de definir uma meta para os EUA alcançarem "imunidade de rebanho", mas em vez disso se concentrou em aplicar as doses na maior quantidade de pessoas possíveis. As autoridades disseram que a meta de vacinação de Biden resultaria em uma redução significativa nos casos de COVID-19 que chegam ao verão.

Para tanto, a administração Biden está mudando o foco do governo para a expansão de clínicas de vacinação menores e móveis para entregar doses a comunidades de difícil acesso. Também está empregando centenas de milhões de dólares para tentar aumentar o interesse em vacinas por meio de campanhas educativas e acesso a vacinas por meio de organizações comunitárias que podem ajudar a trazer pessoas para as clínicas.

Foco nos mais jovens

Antes da autorização esperada da Food and Drug Administration da vacina Pfizer para adolescentes de 12-15 anos no início da próxima semana, a Casa Branca também está desenvolvendo planos para acelerar a vacinação para essa faixa etária. Biden irá trabalhar para entregar as doses em consultórios de pediatras e outros locais, com o objetivo de vacinar o maior número possível de jovens.

Embora os mais jovens corram risco menor de sofrerem complicações sérias da COVID-19, eles representam uma parcela maior dos novos casos de vírus, já que a maioria dos adultos dos EUA foram pelo menos parcialmente vacinados e como atividades de alto risco, como refeições em ambientes fechados e contato os esportes foram retomados na maior parte do país.

As autoridades esperam que a extensão da vacinação aos adolescentes acelere ainda mais o número reduzido de casos de vírus no país e permita que as escolas reabram com interrupções mínimas neste outono.

Fonte: Local 10