Reabertura EUA: consulados no Brasil aguardam orientação

Por Arlaine Castro

emissao de vistos eua flickr site

Após o anúncio da da Casa Branca sobre a reabertura das fronteiras para turistas do Brasil e de outros países, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e os seus consulados ainda aguardam mais detalhes sobre procedimentos e cronograma para implementação da retomada dos serviços de vistos a turistas brasileiros.

"Estamos cientes do anúncio da Casa Branca sobre a liberação das viagens para os brasileiros aos EUA. Aguardamos mais detalhes sobre procedimentos e cronogramas para implementação. À medida que forem disponibilizados, vamos comunicar aos cidadãos brasileiros e norte-americanos", informou o Consulado dos EUA no Rio de Janeiro.

Jeffrey Zients, coordenador da resposta ao coronavírus do governo Joe Biden, informou na segunda-feira à imprensa que, a partir deste novembro, os Estados Unidos vão levantar as restrições de entrada no país para todos aqueles que estejam vacinados e se submetam a testes e rastreamento de contatos.

A procedência do Brasil se inclui entre as restrições, que também abrangem a China, o Irã, o Reino Unido, a Irlanda e a América do Sul.

Vacina + teste negativo

Ainda não há informações oficiais sobre quais vacinas serão aceitas e outros detalhes para a entrada nos EUA. Contudo, continua a obrigatoriedade de apresentar no ato do embarque no Brasil um teste negativo de Covid-19 feito três dias antes, fornecendo a documentação por escrito do resultado do teste, em papel ou cópia eletrônica, à companhia aérea.

Agendamentos

No entanto, brasileiros têm percebido e reclamado da longa lista de espera para conseguir agendar o serviço nos consulados no Brasil.

As datas disponíveis para conseguir agendar o pedido de visto americano comum no consulado em São Paulo, por exemplo, são para daqui a 355 dias, ou quase 1 ano. 

Os consulados americanos das outras capitais brasileiras Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Salvador, por enquanto, só estão aceitando pedidos de emergência.

Para ver as datas para agendamento, clique aqui.