Vacina da Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos é recomendada por comitê da FDA

Por Arlaine Castro

Vacinas Covid-19 pedi..tricas da Pfizer-BioNTech, 17/01/2022, Foto: Myke Sena/MS

Um comitê consultivo independente da Food and Drug Administration (FDA) recomendou que a vacina da Pfizer contra a Covid-19 seja aplicada em crianças de 5 a 11 anos nos Estados Unidos.

A recomendação do comitê independente não é definitiva e nem obrigatória, mas a agência reguladora normalmente a segue à risca as indicações do grupo.

Caso a recomendação seja confirmada pela FDA, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), ainda precisa dar seu aval e estabelecer os protocolos desta futura etapa de vacinação.

Após o anúncio, alguns estados, como o Colorado e o Texas começaram a se mobilizar para pedir a vacina.

A expectativa é que este parecer dos especialistas seja o primeiro passo para, talvez já na próxima semana, começar a vacinação de um público de 28 milhões de pessoas desta faixa etária. A dose prevista para as crianças é de um terço da aplicada nos adultos.

Exceto por uma abstenção, os especialistas votaram de forma unânime, apontando que os benefícios da prevenção contra a Covid-19 superam eventuais riscos associados à vacinação nesta faixa etária.

Na sexta-feira, 22, a Pfizer informou que sua vacina contra a Covid-19 é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos. Os dados foram enviados à FDA.

O estudo acompanhou 2.268 crianças de 5 a 11 anos que receberam duas doses da vacina ou placebo, com três semanas de intervalo. Cada dose foi um terço da quantidade administrada a adolescentes e adultos.

Segundo os pesquisadores, 16 crianças que receberam o placebo foram infectadas com Covid-19, em comparação com três que receberam o imunizante.