Criança de 5 anos morre após ser deixada em carro sob forte calor por 3 horas no TX

Por Arlaine Castro

A criança, um irmão e sua mãe tinham voltado para casa na área de Summerwood, Condado de Harris ,depois de um passeio.

Uma criança de 5 anos morreu depois de ser deixada em um carro por várias horas sob forte calor em Houston, no Texas.

O Gabinete do Xerife do Condado de Harris respondeu a uma casa na área de Summerwood por volta das 15h de segunda-feira, 20. A criança, um irmão e sua mãe tinham voltado para casa depois de um passeio.

Duas a três horas depois, a mãe percebeu que o menino de 5 anos não estava dentro de casa e começou a procurá-lo. Ela verificou o carro e encontrou a criança inconsciente. Ele ainda estava afivelado na cadeirinha.

A mãe ligou para o 911 e os paramédicos foram até a residência, mas a criança foi declarada morta no local. A temperatura alcançou 102ºF na segunda-feira na região, segundo o canal ABC.

Segundo a polícia, a mãe disse que a criança sabia como se soltar da cadeirinha e já havia feito isso antes, por isso acreditou que ela tivesse deixado o veículo. A mãe estava preparando a festa de aniversário do outro filho após a chegada na casa. 

A família estava em um veículo alugado, mas não está claro se isso foi um fator na morte do menino. Uma investigação está em andamento.

Mortes de crianças

Uma média de 38 crianças em todo o país morrem a cada ano de insolação veicular – que ocorre quando uma pessoa morre por estar em um carro quente – de acordo com a Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias. Até agora, em 2022, cinco crianças morreram por estarem em carros quentes, de acordo com KidsandCars.org.

Nenhuma morte foi relatada na Flórida em 2022 até hoje, segundo o site.

O que acontece? 

As crianças são mais frequentemente vítimas de insolação veicular porque seus corpos podem superaquecer até cinco vezes mais rápido que os dos adultos. Os animais de estimação também são mais suscetíveis à insolação veicular por causa de sua incapacidade de suar, mesmo quando uma janela está aberta.

Após 10 minutos, um clima de 80ºF pode aumentar a temperatura no carro para 99º F. As temperaturas dentro do veículo podem subir para 123ºF depois de uma hora nas mesmas condições climáticas.

À medida que as temperaturas externas sobem para 90ºF, dentro de um veículo pode atingir até 170ºF.

Para evitar mortes do tipo, mantenha os seguintes hábitos:

-Nunca deixe uma criança sozinha no carro.
-Olhe o interior do carro antes de trancá-lo.
-Se você vir uma criança em um carro quente, ligue para o 911.

O Conselho Nacional de Segurança recomenda que pais e cuidadores mantenham uma rotina e evitem distrações para reduzir o risco de esquecer uma criança em um veículo e orienta:

-Coloque uma bolsa, pasta ou até mesmo um sapato no banco de trás para forçá-lo a dar uma última olhada antes de ir embora.
-Quando estiver na garagem ou estacionamento de casa, mantenha as portas do carro trancadas para que as crianças não tenham acesso e ensine-as que carros não são áreas de lazer.
-Não há tempo seguro para deixar uma criança em um veículo, mesmo se você estiver apenas executando uma tarefa rápida, NUNCA DEIXE UMA CRIANÇA OU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO SOZINHOS NO CARRO.

Leia também

VERÃO: ÉPOCA DE ATENÇÃO REDOBRADA COM AS CRIANÇAS EM PISCINAS E CARROS