Rapper de 22 anos é preso como suspeito do tiroteio em desfile de Illinois

Por Arlaine Castro

Robert E. Crimo 3º é considerado "pessoa de interesse" no tiroteio.

A Polícia de Highland Park prendeu um jovem rapper de 22 anos como suspeito de realizar o ataque que deixou pelo menos seis pessoas mortas durante um desfile de Dia da Independência no subúrbio de Illinois.

Identificado como Robert E. Crimo 3º, ele é considerado "pessoa de interesse" no caso. A polícia divulgou a imagem dele com a informação de que ele estaria armado e dirigia um veículo Honda Fit prata modelo 2010, para estimular denúncias de seu paradeiro que levassem à captura.

Ele foi detido no cruzamento da W Buckley Road com a rodovia IL-41, em North Chicago, após uma "breve" perseguição. O local no qual ele foi preso fica a pouco mais de 8 quilômetros de distância da cena do crime.

Nas redes sociais, após a identificação do jovem, algumas pessoas divulgaram prints de publicações e um vídeo que teriam sido feitos pelo homem. "Vocês são todos pecadores", dizia uma das publicações, datada de maio.

Um perfil com seu nome na plataforma IMDB, especializada em cinema e assuntos ligados à indústria do entretenimento, diz que "Bobby Crimo (...) é um rapper, cantor, compositor, ator e diretor americano de Chicago". As autoridades não confirmaram oficialmente se o perfil é de fato dele.

Vários videoclipes com seu nome aparecem em diferentes plataformas e redes sociais, mostrando um jovem com características físicas semelhantes às fotografias mostradas pela polícia. Ele parece fazer apologia a armas e tiroteios em escolas nos vídeos.

"Minhas ações serão corajosas e meu pensamento é desnecessário. Sei o que tenho que fazer, sei o que isso significa, não só para mim, mas para todos os outros", canta ele em uma das músicas.

Em um dos vídeos, intitulado On my Mind ("Na Minha Cabeça"), ele é visto com um colete e um capacete de operações militares em uma sala de aula.

Pelo menos seis pessoas morreram durante o tiroteio, que interrompeu as celebrações do Dia da Independência na cidade de Highland Park poucos minutos após o desfile começar no subúrbio com pouco mais de 30 mil habitantes.

Segundo o vice-chefe do departamento de polícia de Lake County, Christopher Covelli, os primeiros tiros foram registrados às 10h14 (horário local) e o suspeito parou de atirar quando a polícia chegou ao local.

"Tudo indica que ele era discreto e muito difícil de ser visualizado", afirmou.

Pelo menos 36 pessoas foram hospitalizadas em dois hospitais da região. Segundo as autoridades locais, pelo menos 25 delas tinham ferimentos a balas e estavam em condições que variavam entre "média" e "grave". As pessoas feridas tinham entre 8 e 85 anos e pelo menos cinco dos seis mortos eram adultos. A identidade das pessoas mortas ainda não foi divulgada pela polícia. Fonte: BBC e Reuters.