Taxas de homicídio diminuem, mas aumentam mortes por armas de fogo nos EUA

Por Arlaine Castro

A lei aumenta de 18 para 21 anos a idade mínima para compra de armas.

As taxas de homicídio parecem estar caindo em algumas das principais cidades dos Estados Unidos, como Nova York e Chicago, mas em outras as mortes estão aumentando, principalmente por armas de fogo.

Dados coletados pela Everytown for Gun Safety mostram que 76% de todos os homicídios na Flórida envolvem uma arma. A Flórida ficou em 22º lugar entre os estados com a maior taxa de violência armada de 2016 a 2020. Em média, naqueles anos, 37% de todas as mortes por armas de fogo foram homicídios.

Em Portland, a taxa de homicídios aumentou 207% desde 2019 e houve mais de 800 ataques a tiros até agora este ano. Em Phoenix, a chefe de polícia Jeri Williams disse esta semana que a violência armada foi a pior que ela já viu em 33 anos no cargo.

Em Portland, a polícia ocupada com três assassinatos e nove tiroteios não fatais em 48 horas não conseguiu controlar três corridas de rua ilegais no último fim de semana que atraíram centenas e fecharam os principais cruzamentos por horas. Em Houston, um dia depois que um atirador atirou em cinco vizinhos, matando três, outro homem atirou em duas irmãs antes de se matar.

Oito milhões de americanos se tornaram proprietários de armas pela primeira vez entre 2019 e 2021, disse Jeffrey Butts, diretor do centro de pesquisa e avaliação do John Jay College of Criminal Justice da City University of New York.

“Já tínhamos 400 milhões de armas em circulação. Então, quando você aumenta isso e inclui muitos novatos armados, você tem acidentes, você tem um comportamento precipitado, você faz as pessoas reagirem a pequenos insultos e conflitos", disse Butts.

Nas últimas duas semanas, as autoridades de Phoenix confiscaram 711 armas e fizeram 525 julgamentos relacionados a armas como parte de uma repressão direcionada. Quase 90% dos homicídios ocorridos neste ano foram por arma de fogo, disse a polícia. Em Detroit, onde um homem é acusado de atirar em três pessoas aleatoriamente nas ruas da cidade no último fim de semana, as autoridades também estão reprimindo a violência armada em bairros de alta criminalidade até o Dia do Trabalho.

As vítimas mortas em tiroteios em massa representam cerca de 1% de todos os mortos em homicídios com armas de fogo em todo o país, apesar das manchetes que infundem medo em muitos americanos, disse James Fox, professor da Northeastern University que criou um banco de dados de assassinatos em massa que remonta a 2006 com a Associated Press e o USA Today.

Assassinato em massa é definido quando quatro ou mais pessoas, excluindo o agressor, são mortas em um mesmo ataque. Fonte: Associated Press.