Um bebê de 6 meses morreu depois de ter sido deixado em um carro quente no Arizona por cerca de sete horas, segundo as autoridades.
O incidente ocorreu depois que a mãe pediu a um vizinho que a levasse até Prescott Valley na terça-feira (30), informou o Gabinete do Xerife do Condado de Yavapai.
O bebê adormeceu na cadeirinha no banco de trás no caminho e foi pedido ao vizinho que o deixasse com o pai, que mora ao lado em Cordes Lake. O vizinho chegou em casa por volta das 14h, estacionou o carro ao sol e entrou, "alegando ter esquecido o bebê no carro", disse o gabinete do xerife.
Por volta das 20h45, o pai do bebê entrou em contato com a mãe, perguntando quando o vizinho traria o menino. A mãe ligou para o vizinho, que percebeu que o bebê de 6 meses ainda estava no carro.
O vizinho e o pai tiraram o bebê do veículo e ligaram para o 911, segundo as autoridades.
Cordes Lakes - que fica a cerca de 100 km ao norte de Phoenix - atingiu 36°C na terça-feira.
Nesse mesmo dia, outro bebê de 6 meses morreu depois de ser deixado em um carro quente na Louisiana. Quando os pais foram buscar o filho na creche depois do trabalho, perceberam que haviam esquecido o bebê no carro, informou o Gabinete do Xerife de East Baton Rouge.
Esses dois bebês estão entre pelo menos 17 crianças que morreram em carros quentes nos EUA até agora em 2024, de acordo com a organização nacional sem fins lucrativos KidsAndCars.org.
Segundo a organização, desde 1990, pelo menos 1.101 crianças morreram em carros quentes - e cerca de 88% dessas crianças tinham 3 anos de idade ou menos.
Veja dicas de segurança da Kids and Cars Safety
Certifique-se de que seu filho nunca seja deixado sozinho em um carro:
- Coloque a bolsa de fraldas ou o item da criança no banco do passageiro da frente como um sinal visual de que a criança está com você.
- Crie o hábito de abrir a porta traseira sempre que estacionar para garantir que ninguém seja deixado para trás. Para reforçar esse hábito, coloque um item sem o qual você não pode começar o dia no banco de trás (crachá de funcionário, laptop, telefone, bolsa etc.)
- Peça ao prestador de cuidados infantis para ligar para você imediatamente se o seu filho não tiver chegado como programado.
- Anuncie e confirme claramente quem está tirando cada criança do veículo. Um erro de comunicação pode levar a pensar que outra pessoa retirou a criança.
Certifique-se de que as crianças não possam entrar em um carro estacionado:
- Mantenha os veículos trancados o tempo todo, especialmente na garagem ou na entrada da garagem. Peça aos vizinhos e visitantes que façam o mesmo.
- Nunca deixe as chaves do carro ao alcance das crianças.
Use tampas de maçaneta e alarmes de porta à prova de crianças para evitar que elas saiam de sua casa sem serem notadas. - Ensine as crianças a tocar a buzina ou acender as luzes de emergência se ficarem presas dentro de um carro.
- Se uma criança estiver desaparecida, verifique imediatamente o interior, o assoalho e o porta-malas de todos os veículos na área com cuidado, mesmo que estejam trancados.
Outras dicas de segurança:
- Nunca deixe crianças sozinhas dentro ou perto de carros, nem mesmo por um minuto.
- Se você vir uma criança sozinha em um veículo ligue para o 911 imediatamente. Se a criança parecer quente ou doente, tire-a do veículo o mais rápido possível.
- Seja especialmente cuidadoso em horários de pico, mudanças de horário e períodos de crise ou feriados. É nesse período que ocorrem muitas tragédias.
- Use serviços de drive-thru quando disponíveis (restaurante, banco, farmácia, lavanderia) e pague a gasolina na bomba.
Fonte: ABC News