As viagens de Natal e Ano-Novo deste ano devem bater recorde nos Estados Unidos. Segundo a associação automobilística AAA, mais de 122 milhões de pessoas devem viajar entre 20 de dezembro e 1º de janeiro — um aumento de 2,2% em relação ao recorde do ano passado, que foi de 119,7 milhões de viajantes.
A seguir, veja o que esperar antes de ir ao aeroporto ou pegar a estrada.
Viagens aéreas
Cerca de 8,03 milhões de pessoas devem viajar de avião dentro dos EUA durante o período, alta de 2,3% em relação ao ano anterior, de acordo com a AAA. Entre os destinos domésticos mais procurados estão a Flórida, o sul da Califórnia e o Havaí, indicando que muitos viajantes trocaram o tradicional “Natal branco” por destinos mais quentes.
A United Airlines informou que este será o período de festas de fim de ano mais movimentado de sua história. A companhia prevê que o sábado após o Natal, 27 de dezembro, será o dia mais cheio. Já a American Airlines disse estar se preparando para a decolagem de quatro voos por minuto entre 18 de dezembro e 5 de janeiro. O dia mais movimentado deve ser sexta-feira, 19 de dezembro, seguido por domingo, 4 de janeiro.
Viagens de carro
A maioria dos viajantes deve optar pelas estradas. A AAA estima que cerca de 109,5 milhões de pessoas viajarão de carro, um aumento de 2% em relação ao ano passado. Segundo a empresa de análise de tráfego INRIX, o fim de semana anterior ao Natal — sábado, 20, e domingo, 21 de dezembro — deve registrar congestionamentos intensos, assim como a sexta-feira após o Natal, 26 de dezembro.
Já o dia de Natal e o dia de Ano-Novo, que neste ano caem em uma quinta-feira, devem ser os mais tranquilos nas estradas.
Fonte: ABC

