O Google anunciou nesta quinta-feira (data) uma série de novos recursos de inteligência artificial para o Gmail, em uma tentativa de modernizar o serviço de e-mail, lançado há 22 anos, diante do avanço acelerado das ferramentas de IA.
As novidades incluem auxílio na redação de mensagens, busca inteligente por informações escondidas na caixa de entrada e a criação de listas diárias de tarefas. Inicialmente, os recursos estarão disponíveis apenas em inglês e nos Estados Unidos. Parte das funcionalidades será gratuita, enquanto outras exigirão assinatura dos planos pagos G1 Pro e G1 Ultra.
Os novos recursos fazem parte da integração do modelo de linguagem Gemini 3 — o mais recente do Google — a produtos como o buscador e outros aplicativos da empresa. A iniciativa, no entanto, surge em meio a crescentes preocupações sobre privacidade e o acesso da IA a informações pessoais.
Ajuda personalizada para escrever
Todos os usuários do Gmail terão acesso à ferramenta “Help Me Write” (“Ajude-me a escrever”), que oferece sugestões de gramática e estilo. A tecnologia analisa e-mails anteriores do usuário para entender seu padrão de escrita e sugerir respostas personalizadas em tempo real.
Outra novidade é o “AI Overview”, que resume trocas longas de mensagens e destaca os principais pontos de conversas extensas. Ambos os recursos estarão disponíveis nas versões web e mobile do Gmail.
“Estamos tornando o Gmail proativo para ajudar o usuário no dia a dia”, afirmou Blake Barnes, vice-presidente de produtos do Google.
Assinantes dos planos Pro e Ultra poderão usar uma busca avançada por linguagem natural diretamente na barra de pesquisa do Gmail, além de um chatbot dedicado para perguntas adicionais. Assim, em vez de procurar manualmente um e-mail antigo, o usuário pode perguntar, por exemplo, quanto foi a conta de luz do mês passado, e a IA localizará a informação.
O Google também está testando o recurso “AI Inbox”, que sugere tarefas e temas importantes com base no conteúdo da caixa de entrada, além da função “Catch me up”, que relembra compromissos, reservas, compras e alterações de agenda.
Como desativar os recursos de IA
Apesar das novidades, o Google reconhece que modelos de linguagem podem cometer erros ou apresentar informações imprecisas. Por isso, os usuários poderão desativar as funções de IA nas configurações do Gmail, na aba “Geral”, desmarcando a opção de recursos inteligentes e personalização.
Fonte: CBS

