Ron DeSantis assina ordem proibindo "passaportes de vacina" na FL

Por Arlaine Castro

Governador Ron DeSantis durante conferência em Pinellas County.

O governador Ron DeSantis emitiu uma ordem nesta sexta-feira, 2, proibindo as empresas da Flórida de exigir que os clientes mostrem provas de que foram vacinados contra a COVID-19, cumprindo sua promessa de banir as credenciais de imunização - o chamado passaporte da vacina.  

A ordem também proíbe as agências governamentais da Flórida de emitirem esse tipo de documento. 

“As empresas na Flórida estão proibidas de exigir que os usuários ou clientes forneçam qualquer documentação certificando a vacinação COVID-19 ou a recuperação pós-transmissão para obter acesso, entrada ou serviço da empresa”, afirma o pedido.

A ação de DeSantis o coloca em conflito com várias empresas do sul da Flórida que anunciaram requisitos de vacinação. A Nova Southeastern University, uma instituição privada, está exigindo que todos os alunos e professores sejam vacinados até o semestre do outono.

As empresas que descumprirem a ordem não terão direito a contratos ou concessões custeadas com receita do Estado, de acordo com a ordem executiva.

De acordo com a ordem do governador, as vacinas não são obrigatórias na Flórida e a decisão de um indivíduo de obter uma vacina é uma informação de saúde privada.

Quando uma pessoa recebe a vacinação, ela já recebe um cartão do Centro de Controle e Prevenção de Doenças que certifica sua vacina COVID-19.

Por enquanto, a ordem executiva é temporária e precisa ser prorrogada. DeSantis disse que também vai trabalhar com legisladores da Flórida para encontrar uma solução mais permanente para restringir o uso de passaportes de vacina. 

Para ler a ordem na íntegra, clique aqui

Today I issued an executive order prohibiting the use of so-called COVID-19 vaccine passports. The Legislature is...

Publicado por Governor Ron DeSantis em Sexta-feira, 2 de abril de 2021