Criança é hospitalizada após se afogar em piscina e ficar inconsciente na Flórida

Por Livia Mendes

O número de afogamentos de crianças na Flórida é preocupante.

Uma menina de 2 anos que visitava Florida Keys com sua família foi levada de avião para um hospital de Miami na sexta-feira (09) de manhã depois de ter sido encontrada inconsciente na piscina da casa alugada pelos pais em Marathon. A família é de Cumming, Geórgia e estava na Flórida a passeio.

De acordo com o porta-voz do Gabinete do Xerife do Condado de Monroe, Adam Linhardt, os adultos na casa perderam haviam perdido a criança de vista antes de encontrá-la na piscina pouco tempo depois. O incidente foi relatado pouco antes das 11 horas no bloco 100 da Coco Plum Drive e a condição da menina ainda não foi divulgada.

Linhardt disse que os adultos realizaram os procedimentos de reanimação (CPR) imediatamente após tirá-la da água e a criança foi levada para o Fisherman’s Hospital em Marathon. Mais tarde, ela foi transportada de avião para o Hospital Infantil Nicklaus, em Miami.

Afogamentos de crianças na Flórida

Crianças vítimas de afogamentos no estado da Flórida são uma triste frequente em estatísticas. Em 2017, o estado liderava em número de afogamentos por crianças no país, em 2018 as mortes de menores por afogamento tiveram um aumento de 7% em relação ao ano anterior e, durante a pandemia, o número de mortes infantis por afogamento aumentou.

Especialmente durante os meses mais quentes do ano, a atenção com crianças e piscinas deve ser redobrada. A recomendação é nunca deixar crianças pequenas desacompanhadas em piscinas, lagoas, cachoeiras ou praias. As crianças com idade entre 1 e 4 anos precisam ser supervisionadas com atenção redobrada.

Especialistas também recomendam inscrever as crianças em aulas de natação para que elas se familiarizem com a água e, em caso de queda acidental, saibam boiar e não entrem em pânico. 

Apesar de a Flórida possuir uma lei estadual para a segurança de piscinas residenciais, que entrou em vigor em 2000, muitas das casas no estado foram construídas antes da legislação e não atendem ao requisito, então é importante que os pais estejam vigilantes sempre que a criança esteja na água para evitar problemas ou realizar um socorro imediato caso algo aconteça.

Em caso de afogamento, é essencial ligar para a linha de emergência (911) o mais rápido possível e realizar os procedimentos de primeiros socorros (CPR) até as equipes de resgate chegarem. A realização de processos de reanimação podem fazer a diferença entre a vida e a morte para a vítima.

Veja o vídeo sobre prevenção de afogamento feito pelo Hernando County Sheriff's Office em parceria com Hernando County YMCA:

Fonte: Local 10