Flórida vive momento de expansão com ganho de habitantes e novo polo tecnológico

Com aumento de 14,6% no número de habitantes, a Flórida ganhou um assento a mais na Câmara dos Representantes.

Por Arlaine Castro

Na semana passada foi realizada a primeira "Miami Tech Week".

A Flórida não é mais um estado onde as pessoas se mudam apenas para escapar do clima frio, de altos impostos, regulamentação onerosa. Na semana passada, o Census Bureau divulgou a contagem decenal de 2020 de todos os 50 estados e a Flórida foi um dos que obtiveram maior média de crescimento populacional do que a geral do país, com um ganho de 14,6% no número de habitantes entre 2010 e 2020, totalizando 21.538.187 residentes no Sunshine State.

"Flórida e Texas são a base do futuro da América. Eles podem estar criando os futuros presidentes deste país, e estão abrigando de trabalhadores de colarinho branco a operários. A Flórida está no mapa, e o Texas está rapidamente se tornando o centro da indústria e da inovação", descreveu Dante Chinni, do canal NBC.

No campo político, a Flórida ganhou um assento a mais na Câmara dos Representantes e agora terá 28 representantes do estado. Colorado, Carolina do Norte e Texas também ganharam assentos - e, portanto, votos eleitorais - a influência política destes estados crescerá muito na próxima década, preveem os especialistas.

Nacionalmente falando, a população residente dos Estados Unidos, incluindo os 50 estados e o Distrito de Columbia, era 331.449.281 em 1º de abril de 2020, um aumento de 7,4% desde o Censo de 2010, segundo o censo.

Miami como polo tecnológico

O esforço para transformar Miami em um importante centro de tecnologia remonta a pelo menos uma década. Mas nos últimos meses, a cidade vem emergindo como um refúgio para empreendedores de tecnologia que buscam escapar dos bloqueios do Vale do Silício e da COVID.

Combinado com os esforços de recrutamento online do prefeito de Miami, Francis Suarez, um coro crescente de vozes da comunidade de tecnologia - locais e novos - na semana passada foi realizada a primeira "Miami Tech Week" - uma semana improvisada de tecnologia de Miami que viu centenas de especialistas e investidores da área se reunirem para eventos de networking em Miami e Miami Beach.

A semana começou com um "cafecito meetup" na Prefeitura de Miami, seguido nos dias seguintes por passeios de bicicleta, happy hours e painel de eventos discutindo Miami como o próximo grande centro de inovação.

No final do domingo, 2, o movimento se fundiu no anúncio formal da Miami Tech Week 2022. Programado para 17 a 24 de abril, o evento está sendo planejado por líderes de todos os cantos do ecossistema empresarial de Miami.

No centro do planejamento está a eMerge Americas, a principal conferência de tecnologia da região. Embora continuando com a programação em outro lugar, o eMerge viu seu principal evento ser travado em 2020 e 2021 devido à COVID.

Na segunda-feira, 3, o CEO da eMerge, Felice Gorordo, e a presidente Melissa Medina, disseram que a próxima conferência da eMerge seria realizada de 18 a 19 de abril de 2022, como parte de uma visão muito mais ampla para a Miami Tech Week.

A chave para o planejamento foi incorporar novatos em tecnologia.

Talvez a voz mais alta entre o coro de recém-chegados seja o Founders Fund, grupo de capital de risco apoiado por Peter Thiel, que no início deste ano anunciou que abriria um escritório em Wynwood. O diretor do Founders Fund e novo residente de Miami, Delian Asparouhov, cujo tweet deu início à Miami Tech Week semi-oficial deste ano, disse que foi colocado em contato com líderes da eMerge e outros grandes jogadores de inovação de Miami para ajudar a lançar as bases para o evento do próximo ano.

Com o tempo, essa conexão pode vir a ser um momento-chave que ajudou a criar uma ponte entre um dos maiores centros de gravidade do Vale do Silício e Miami. Em uma entrevista, Asparouhov disse que se a cidade puder manter o ímpeto, o evento do próximo ano pode ser o maior evento de tecnologia de todos os tempos.

“O Vale do Silício, como centro de tecnologia, agora se tornou uma ideia extremamente descentralizada”, disse ele. “Miami está muito mais perto da América Latina, Europa, Nova York - todos os outros maiores centros de tecnologia ao redor do mundo.” Com informações do Miami Herald. 

Leia mais sobre o assunto em CIDADES DA FLÓRIDA A UM PASSO DE SE TORNAREM CENTRO GLOBAL DE TECNOLOGIA