Juiz federal decide a favor de DeSantis sobre uso obrigatório de máscaras nas escolas

Por Arlaine Castro

Os alunos das escolas públicas da Flórida vão retomar os testes padronizados este ano.

Um juiz federal se recusou a bloquear a ordem executiva do governador republicano Ron DeSantis que proíbe a obrigatoriedade de máscaras para estudantes em aulas presenciais na Flórida. A ordem tinha sido suspensa por um outro juiz estadual na semana passada e o governo entrou com apelação.

Na última quarta-feira, 15, o juiz K. Michael Moore, em Miami, negou o pedido de pais de crianças deficientes para uma liminar contra a ordem executiva que DeSantis emitiu em julho e que serviu de base para o Departamento de Saúde da Flórida emitir uma regra que exigia que os distritos escolares permitissem que os pais escolhessem sobe o uso de máscara dos filhos nas escolas.

Moore escreveu em sua decisão que os pais deveriam ter entrado com ações administrativas antes de entrar com uma ação judicial.

A recente decisão significa que o estado pode retomar seus esforços para impor penalidades financeiras aos 12 conselhos escolares que atualmente desafiam a proibição do mandato da máscara. Isso incluiu o corte de salários de membros do conselho escolar local que votaram para impor mandatos de máscara de estudante.

Entre os condados que decidiram manter a obrigatoriedade estão: Orange, Hillsborough, Leon, Palm Beach, Sarasota, Duval e Miami-Dade, além de Broward e Alachua.

O Departamento de Educação dos EUA anunciou um novo programa de subsídios para fornecer financiamento para distritos escolares na Flórida e em outros lugares que perdem dinheiro com a implementação de práticas anti-coronavírus, como máscaras obrigatórias. A agência federal informou às autoridades estaduais que também estaria investigando se a proibição do uso de máscaras pelo estado viola as leis federais de direitos civis que protegem alunos com deficiência.

DeSantis argumentou que a nova Lei dos Direitos dos Pais reserva apenas aos pais a autoridade de determinar se seus filhos devem usar máscara na escola. Os distritos escolares com regras de máscara obrigatórias permitem o cancelamento apenas por razões médicas, não por critério dos pais. Com informações do canal NBC Miami. 

Leia mais sobre o assunto em USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS NAS ESCOLAS VIRA BATALHA JUDICIAL