Condado de Pasco (FL) é infestado por caracol africano perigoso aos humanos

Por Arlaine Castro

O caracol africano (Giant African land snail) é uma espécie invasora e perigosa aos humanos, vinda por meio de comércio ilegal para a Flórida.

O condado de Pasco, na região central da Flórida, está sofrendo infestação de uma espécie invasora de caracol africano perigoso aos humanos. Eles transportam o parasita pulmonar de rato, conhecido por causar meningite em humanos.

O Departamento de Agricultura e Serviços ao Consumidor da Flórida ordenou que o condado ficasse em quarentena depois que os caracóis foram encontrados na área de New Port Richey em 23 de junho. Eles são originários do Norte da África e chegam por meio de comércio ilegal de animais exóticos. 

A medida foi emitida em 25 de junho e impede os moradores de mover o caracol ou itens relacionados, como plantas e solo, para dentro ou para fora da área designada. Os moradores que tenham visto um caracol terrestre gigante africano devem ligar para a linha direta do FDACS e evitar tocar nele sem luvas devido ao risco de meningite.

De acordo com uma reportagem da CNN, os caracóis podem atingir 20 centímetros de comprimento e podem produzir até 2.500 ovos por ano, dificultando o controle da população.

Esse tipo de caracol foi erradicado duas vezes na Flórida nos últimos 50 anos. A primeira detecção foi em 1969 e foi erradicada em 1975. A segunda foi descoberta em 2011 no condado de Miami-Dade e erradicada em 2021.

Funcionários do estado acreditam que este último surto do caracol terrestre africano provavelmente se originou do comércio ilegal de animais de estimação.

Os caracóis se alimentam de mais de 500 espécies diferentes de plantas e também consomem tinta e estuque das casas como fonte de cálcio, sendo considerada uma praga agrícola.