Mulher é acusada de homicídio culposo após filho morrer dentro do carro em Tallahassee (FL)

Por Arlaine Castro

Foi a 11ª morte por insolação veicular pediátrica nos Estados Unidos este ano (somam 14 até 3 de agosto) e a segunda na Flórida, de acordo com o NoHeatStroke.org.

Uma mulher foi detida e acusada de homicídio culposo pela morte do filho de 11 meses esquecido dentro do carro em Tallahassee (FL). A morte foi a segunda do tipo na Flórida este ano e aconteceu no dia 19 de julho.

Segundo a polícia, Tia Washington, 28 anos, esqueceu seu bebê Karohn Idris Jean-Baptiste dentro do carro ao ir para o trabalho. Ela trabalhou um turno no Big Bend Hospice, um hospício de Tallahassee. Ao sair, encontrou seu filho desacordado dentro do veículo. A equipe médica do Big Bend Hospice fez os primeiros socorros antes da chegada dos oficiais e dos Serviços Médicos de Emergência, mas a criança foi declarada morta no hospital.

A causa da morte foi determinada como hipertermia, resultado de um corpo perigosamente superaquecido. A temperatura em Tallahassee por volta das 14h do dia do incidente era de 87 graus F, de acordo com um meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia.

Washington se entregou ao Centro de Detenção do Condado de Leon na sexta-feira, 29, de acordo com a polícia.

Foi a 11ª morte por insolação veicular pediátrica nos Estados Unidos este ano (somam 14 até 3 de agosto) e a segunda na Flórida, de acordo com o Kidsandcar.org, um site que rastreia mortes de carros quentes em todo o país. Uma semana antes, uma criança de 3 anos morreu depois de ser esquecida dentro de um veículo no norte do condado de Miami-Dade. No ano passado, houve 23 mortes, três das quais na Flórida.

"Blackout"

"Me deu um 'blackout'. Pode parecer mentira, mas infelizmente isso é real, acontece e pode acontecer com qualquer um e não tem nada a ver com amar menos ou não amar o filho, tem a ver com a rotina, com a mente da gente naquele momento e com o que não estamos acostumados a fazer", contou com exclusividade ao Gazeta News, Pamila Amorim, mãe de Vitória, 11 anos, e Pedro, 8. Há quatro anos, Amorim esqueceu o filho dentro do carro, à noite, em plena Nova York. Hoje, ela faz alerta a outros pais. Veja a história completa aqui.

Hábitos de segurança

Para evitar esquecer uma criança ou outra pessoa ou animal de estimação dentro do carro, algumas dicas de segurança são essenciais, como:

- Não deixe uma criança sozinha em um carro mesmo que por poucos minutos;

- Coloque a bolsa de fraldas da criança ou outro item no banco do passageiro dianteiro;

- Coloque sua bolsa, laptop ou telefone no banco de trás;

- Crie o hábito de abrir a porta traseira toda vez que estacionar;

- Peça à escola ou creche para ligar imediatamente caso a criança não chegue conforme o programado;

- Mantenha os veículos em casa ou estacionamento sempre trancados;

- Ensine as crianças a buzinar ou acender as luzes de emergência se ficarem presas dentro de um carro.

Leia também

VERÃO: ÉPOCA DE ATENÇÃO REDOBRADA COM AS CRIANÇAS EM PISCINAS E CARROS