O furacão Ian atingiu o oeste de Cuba nesta terça-feira , 27,como um grande furacão de categoria 4 nesta terça-feira, 27, e segue sua rota em direção ao Golfo do México e costa oeste da Flórida.
Ventos e água com força de tempestade tropical são esperados ao longo da costa oeste da Flórida , que expandiu seu alerta de furacão, de Bonita Beach ao norte, passando por Tampa Bay até o rio Anclote.
Ian chegou à terra às 4h30 de terça-feira na província cubana de Pinar del Rio, onde as autoridades montaram 55 abrigos, evacuaram 50.000 pessoas, enviaram equipes de emergência às pressas e tomaram medidas para proteger as plantações na principal região produtora de tabaco de Cuba.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA disse que Ian sustentou ventos superiores de 125 mph enquanto se movia sobre a cidade de Pinar del Rio. Até 14 pés de maré de tempestade foram previstos ao longo da costa de Cuba.
De acordo com a previsão, espera-se que o centro de Ian emerja sobre o sudeste do Golfo do México em algumas horas, passando a oeste de Florida Keys ainda nesta terça-feira e se aproxime da costa oeste da Flórida dentro da área de alerta de furacão até à noite de quarta-feira.
Ventos com força de tempestade tropical são esperados na Flórida ainda nesta terça-feira, atingindo a força de furacão na manhã de quarta-feira.
Às 8h de terça-feira, o furacão estava a cerca de 16 quilômetros ao norte-nordeste de Pinar del Rio, Cuba, e estava se movendo para o norte a 12 mph com ventos máximos sustentados de 125 mph. Uma curva para o norte-nordeste com uma redução na velocidade de avanço está prevista para a noite de terça e quarta-feira.
Tampa e São Petersburgo parecem estar entre os alvos mais prováveis para seu primeiro impacto direto por um grande furacão desde 1921, no entanto, Inland Miami-Dade, Inland Palm Beach e Inland Broward County foram colocados sob um Tropical Storm Watch até novo aviso.
Infrared imagery of #HurricaneIan this morning shows the storm as it strengthened to a Category 3 #hurricane with maximum sustained winds of 125 mph. #Ian is currently battering western Cuba with high winds and life-threatening storm surge.
— NOAA Satellites (@NOAASatellites) September 27, 2022
Latest: https://t.co/FYrreOueMf pic.twitter.com/3pd9wa2o9s