Pelo menos três seções da Sanibel Causeway foram levadas pela tempestade do furacão Ian, de acordo com o vídeo das afiliadas da CNN WBBH e WPLG, servindo a única conexão das ilhas Sanibel e Captiva com o continente da Flórida.
Uma parte da ponte Sanibel Causeway “foi danificada/lavada”, disse à CNN o tenente Gregory S. Bueno, da Divisão de Relações Públicas da Patrulha Rodoviária da Flórida. Todas as pistas da ponte estão atualmente fechadas e a gravidade do fechamento está listada como “grande”, de acordo com a Florida 511.
"Sanibel está destruída", Gov. Ron DeSantis disse em uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, 29, acrescentando que a área foi atingida por uma “onda de tempestade bíblica”.
“Lavou estradas, lavou estruturas que não eram novas e podiam suportar isso”, disse ele, acrescentando que, embora muitas pessoas tenham evacuado, algumas foram trazidas para fora da ilha com segurança. As operações aéreas continuam, disse o governador, já que a área é inacessível por terra.
A ponte será reconstruída, disse DeSantis. "Mas isso não é algo que vai acontecer da noite para o dia."
A aplicação da lei e o pessoal do Departamento de Transportes do Condado de Lee estão no local, disseram autoridades em uma atualização na manhã desta quinta-feira, e os inspetores de pontes estavam trabalhando para avaliar todas as pontes no Condado de Lee. Os moradores são aconselhados a permanecer fora das estradas “a menos que seja absolutamente necessário”.
O condado, que inclui Fort Myers, além das ilhas Sanibel e Captiva e Cape Coral, sofreu “danos catastróficos” com a tempestade, disseram autoridades em sua atualização, observando que 98% do condado permanece sem energia.
Estima-se que 6.400 pessoas viviam na cidade de Sanibel em abril de 2021, de acordo com o US Census Bureau. As ilhas abrigam vários hotéis e resorts, pois suas praias atraem uma quantidade significativa de turistas a cada ano.
Uma contagem da cidade de Sanibel de 2017 mediu o tráfego anual da ponte sobre a calçada em mais de 3 milhões de veículos. Fonte: CNN.
WATCH: Only access to #Sanibel island wiped out by #HurricaneIan #stormsurge in #Florida. #USA pic.twitter.com/QY3p0mdxc6
— BNN United States (@BNNUS) September 29, 2022