Em novembro, os eleitores da Flórida serão solicitados a conceder aos proprietários de imóveis que “melhorarem a resistência da propriedade aos danos causados pelas enchentes” um incentivo fiscal, impedindo que o valor avaliado da propriedade suba por causa do projeto de melhoria de mitigação de enchentes.
Um resultado, se aprovado por 60% dos votantes, poderia ser a redução das taxas de seguro em todo o estado, disse o avaliador de propriedades do condado de Broward, Marty Kiar.
“Se você pudesse ser incentivado a tornar sua casa melhor, talvez sofrer menos danos de uma inundação para onde ela é muito mais protegida, é menos risco que as companhias de seguros têm”, disse Kiar. “E assim, espero, isso se traduziria em economia para todos.” Poderia potencialmente, ele disse, “reduzir as taxas de seguro no futuro”.
Em 2019, o grupo de pesquisa sem fins lucrativos First Street Foundation descobriu que “o aumento das inundações causadas pelo aumento do nível do mar erodiu US$ 15,9 bilhões em valores relativos de propriedades entre 2005 e 2017. Entre os 18 estados analisados até o momento, a Flórida teve a maior perda no valor relativo da casa em US$ 5,4 bilhões.”
As 20 cidades mais atingidas do relatório em 18 estados incluem Miami Beach, Hollywood, Fort Lauderdale, Key Largo, Jacksonville e Key West.
A questão da votação da emenda constitucional de novembro ocorre em meio a um momento volátil no mercado de seguros de propriedade privada da Flórida. Também ocorre após o furacão Ian, quando especialistas dizem que uma enxurrada de reivindicações pode afetar os proprietários de imóveis em todo o estado.
“O que sempre vimos é que quando as seguradoras são atingidas por essas grandes tempestades e danos, elas precisam recuperar seus custos, em certo sentido, de todos nós”, disse Holland. “Normalmente, as taxas de seguro são afetadas pela quantidade de perdas dentro do estado, portanto, se pudermos fazer algo que minimize as perdas, se pudermos evitar e ter menos danos materiais causados pelo aumento da água, isso ajudará todos os segurados no estado da Flórida. O efeito a longo prazo deve fazer com que as taxas de seguro não subam.”
“O fato de a legislatura estar pensando em como nos proteger melhor da elevação dos mares e das marés altas e dos efeitos das mudanças climáticas, acho que é uma coisa excelente”, disse Kiar, que acrescentou: “E sua casa, essa é praticamente a mais valiosa patrimônio que todos nós temos.”
Emenda 1:
LIMITAÇÃO À AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS UTILIZADOS PARA FINS RESIDENCIAIS - Propor emenda à Constituição Estadual, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2023, para autorizar o Poder Legislativo, por lei geral, a proibir a consideração de qualquer alteração ou benfeitoria realizada em imóveis destinados a fins residenciais para melhorar a resistência da casa aos danos causados pelas inundações na determinação o valor de avaliação desse imóvel para fins de tributação ad valorem.
Fonte: WPLG Local10.