Trem Tri-Rail atinge e mata pedestre em Broward; serviço de trens está em expansão na FL

Por Arlaine Castro

O trem estava viajando para o norte quando atingiu uma pessoa a pé perto da Powerline Road em Oakland Park; a vítima estava em uma área onde as pessoas não podem atravessar, disse a empresa de transportes.

Um pedestre foi fatalmente atingido por um trem Tri-Rail que transportava mais de 100 passageiros na tarde de segunda-feira, 14, no condado de Broward, segundo autoridades.

O trem estava viajando para o norte quando atingiu uma pessoa a pé perto do bloco 4600 da Powerline Road em Oakland Park, disse a porta-voz do Gabinete do Xerife de Broward, Claudinne Caro, ao Miami Herald.

Os policiais encontraram a vítima já sem vida, disse Caro, acrescentando que nenhum passageiro do trem ficou ferido. Os detetives da BSO estão investigando as circunstâncias do acidente.

O porta-voz da Tri-Rail, Victor O. Garcia, disse ao Herald que 155 passageiros estavam a bordo do trem. Ele também disse que a vítima estava em uma área onde as pessoas não podem atravessar.

“Atualmente, temos uma ponte de ônibus estabelecida entre as estações Cypress Creek e Fort Lauderdale para transportar passageiros, até que a polícia libere os trilhos”, disse Garcia.
As autoridades não divulgaram mais informações ou identidade da vítima até a manhã desta terça-feira, 15.

Mortes nos trilhos

De acordo com a Administração Ferroviária Federal, os condados de Broward, Palm Beach e Miami-Dade estão todos entre os dez principais condados do país com o maior número de vítimas em travessias ferroviárias. Desde 2020, a agência contratou um inspetor especificamente para o sul da Flórida, distribuiu US$ 192.000 em subsídios de segurança e organizou prefeituras para chamar a atenção para o problema.

Desde que a Brightline iniciou os testes em 2017, foram pelo menos 57 mortes nos trilhos, a pior taxa de mortalidade por milha no país, de acordo com uma análise em andamento da Associated Press que começou em 2019.

De acordo com as estatísticas da agência federal, em 2021 houve 2.145 colisões em cruzamentos de rodovias-ferrovias, com 234 mortes e 669 ferimentos em cruzamentos nos EUA.

Tri-Rail iniciará testes em central da Brightline em Miami

A Autoridade de Transporte Regional do Sul da Flórida recebeu um acordo assinado com a Florida East Coast, Railway e Brightline, que dá permissão para a sua equipe começar a treinar e testar a implementação de serviços Tri-Rail na MiamiCentral Station.

O acordo mostra o progresso nas negociações em andamento para a Autoridade de Transporte Regional do Sul da Flórida operar trens Tri-Rail na extensão aproximada de 8 milhas do Corredor da Costa Leste que se conecta ao Corredor Ferroviário do Sul da Flórida e abre a porta para os trens Tri-Rail testarem na Estação Central de Miami.

Engenheiros e condutores da Autoridade de Transporte Regional do Sul da Flórida serão treinados e capacitados para operar os trens Tri-Rail no Corredor da Costa Leste, para familiarização de rotas, testes de unidades de força e checagem de passeios. Com informações do Miami Herald e The Next Miami.