Nunca houve tantas mudanças na segurança das escolas públicas da Flórida quanto nos últimos cinco anos. A tragédia na Marjory Stoneman Douglas High School colocou a segurança no topo da lista dos distritos escolares, e ainda é a prioridade número 1.
Algumas escolas de ensino médio do condado de Palm Beach serão selecionadas para testar detectores de metal nos próximos meses, enquanto mais distritos escolares também estão considerando a possibilidade.
O programa piloto para detectores de metal começará em quatro escolas secundárias nos próximos 60 dias.
De início, a visão de detectores de metal ou bastões detectores de metal nas entradas das escolas pode parecer avassaladora. Mas não há educação sem segurança e proteção, e os distritos escolares estão tentando equilibrar tudo isso.
No entanto, essas medidas de segurança podem ser o que todos precisam para sua tranquilidade.
"Tivemos alunos que trouxeram Tasers para o campus apenas por segurança e acabaram sendo expulsos", disse Whitfield. "Expulsamos alguns garotos na semana passada que trouxeram esse tipo de arma para o campus."
Escolas nos condados de Miami-Dade e Broward atualmente possuem sistemas aleatórios de detecção de metais. Até agora, 141 exames em escolas selecionadas aleatoriamente resultaram na remoção de 468 itens proibidos. Algumas das armas encontradas eram dispositivos de choque, facas, soqueiras e uma arma de airsoft. No entanto, os itens mais comuns encontrados foram medicamentos prescritos e de venda livre, canetas vaporizadoras e spray de pimenta.
Na área de Orlando, as escolas de Orange County também possuem sistemas aleatórios de detecção de metais e acrescentaram que essas triagens aleatórias podem incluir detectores portáteis e varinhas de detecção de metais em todas as escolas de ensino fundamental e médio.
As escolas do Condado de Martin não usam detectores de metal ou bastões.
As escolas do condado de St. Lucie têm detectores de metal em escolas alternativas baseadas em disciplinas, mas não há planos para uso em todo o distrito.
As escolas em Indian River e Okeechobee County não usam detectores de metal ou bastões.
Com informações do canal WPTV.