Residências de cuidados pós-operatórios operam sem licença

Ficar nessas casas pode trazer sérios riscos. Mortes de pacientes estão associadas à falta de profissionais e de infraestrutura no local.

Por Arlaine Castro

A Virginia's Recovery House em Coral Gables não tinha equipe médica.

O sul da Flórida tem visto um aumento no número de residências não licenciadas e não regulamentadas que anunciam cuidados pós-operatórios, à medida que mais pessoas vêm para o sul da Flórida em busca de procedimentos cosméticos invasivos.

Ficar nessas casas pode trazer sérios riscos. Mortes de pacientes estão associadas à falta de profissionais e de infraestrutura.

"Eu literalmente desmaiei talvez seis ou sete vezes em 24 horas. E ninguém disse: 'Ei, vamos levar essa garota para um hospital", disse Crystal Beachum, que passou por uma experiência assustadora em uma casa de recuperação cirúrgica depois de voar para o sul da Flórida para um procedimento cosmético em outubro.

Ela disse que se sente sortuda por estar viva depois de reservar uma estadia em uma propriedade chamada Virginia's Recovery House em Coral Gables, que não tinha licença para funcionar e muito menos equipe médica qualificada.

"Eles anunciaram que haveria uma enfermeira no local e não havia uma enfermeira registrada lá", acrescentou a paciente, que denunciou o descaso mesmo quando ela estava piorando, sangrando excessivamente e perdendo a consciência várias vezes.

Apesar do ambiente elegante, houve pouco cuidado ou preocupação quando ela começou a sofrer complicações graves. Eles somente a instruíram a beber água e deram "um martini que tinha Benadryl e Tylenol. Tudo o que fez foi me fazer dormir", conta.

Sentindo piora, ela insistiu para ser levada para um hospital, onde recebeu imediatamente duas transfusões de sangue. “Você perdeu mais da metade do sangue em seu corpo, então tudo está bombeando mais forte agora para tentar acomodar toda a perda de sangue que você teve”, disseram os médicos.

Enquanto estava no hospital, ela soube por outras pacientes que os cuidadores da casa saíram para festejar e deixaram os pacientes em recuperação sozinhos por 14 horas.

A casa, uma luxuosa propriedade de cinco quartos no coração de Coral Gables, faz propaganda online como a casa de recuperação número um em Miami. A paciente citada denunciou a casa à Agência de Administração de Saúde da Flórida, que abriu uma reclamação e disse que enviaria um inspetor.

O Local 10 News soube que a dona da casa, Virginia Humphries, estava alugando-a. Fontes disseram que ela não pagou o aluguel da propriedade e outra casa que ela administrava a poucos quarteirões de distância. Quando o proprietário ameaçou de despejo, ela se mudou rapidamente.

Com informações do Local 10.

Leia também

MORTES POR CIRURGIA DO "BUMBUM BRASILEIRO" AUMENTAM NA FLÓRIDA