Miami proíbe fumar em parques e praias públicos da cidade

Por Arlaine Castro

Uma portaria proíbe o consumo de tabaco, maconha e o uso de cigarros elétricos. Ela entrará em vigor em 10 dias.

Miami proibiu o fumo em todos os parques e praias da cidade. A portaria – apresentada pelo comissário Manolo Reyes – foi aprovada na quinta-feira, 25, e proíbe o consumo de tabaco, maconha e o uso de cigarros elétricos. Ela entrará em vigor em 10 dias.

“Praias e parques da cidade são espaços públicos onde os residentes aproveitam o tempo ao ar livre. Principalmente, são lugares onde os pais levam seus filhos para desfrutar de atividades esportivas", disse Reyes. "Seria contraditório pensar que estamos levando nossas crianças e idosos a lugares onde serão afetados pelo fumo passivo que causa um impacto tão negativo efeito na saúde".

A cidade vai colocar avisos em torno de prédios, parques e praias para informar a população. Quem não cumprir a nova portaria poderá ser multado, diz o comunicado.

Outras cidades

Outras cidades da Flórida já baniram o fumo em suas praias e parques públicos. 

A cidade de Miami Beach adotou uma lei semelhante em janeiro, mas cigarros eletrônicos e cigarros não filtrados e charutos ainda são permitidos nos parques e praias da cidade.

Os líderes do condado de Monroe aprovaram a proibição de fumar na praia em agosto. Vaping e fumar maconha medicinal ainda são permitidos.

A proibição acarreta multa de até US$ 100 para a primeira violação. A cidade de Key West ainda permite fumar em suas praias, incluindo Smathers Beach em South Roosevelt Boulevard. O popular Parque Estadual Histórico Fort Zachary de Key West, controlado pelo estado da Flórida, permite fumar ao ar livre.

Já nos condados de Palm Beach e Broward, as prefeituras de Delray Beach, Boca Raton, Deerfield Beach, Fort Lauderdale e Boynton Beach discutem projetos de lei semelhantes.