Os condados de Broward e Miami-Dade estão relatando quatro novos casos de dengue adquirida localmente, uma doença transmitida por mosquitos. Ao todo, houve 10 casos locais até agora em 2023; oito no condado de Miami-Dade e dois no condado de Broward.
De acordo com um relatório do Departamento de Saúde da Flórida, quatro casos de dengue adquirida localmente foram relatados nos condados de Broward e Miami-Dade entre 30 de julho e 5 de agosto.
Existem quatro vírus diferentes da dengue. Uma pessoa pode ser infectada com cada um dos quatro vírus ao longo de sua vida.
“A dengue é transmitida pela picada de um mosquito infectado e normalmente não está presente na Flórida. No entanto, os viajantes infectados podem trazer o vírus de volta aos mosquitos da Flórida”, escreveu o FDOH Broward County em um comunicado.
De acordo com o , a dengue pode ser dolorosa, mas raramente é fatal. Os sintomas aparecem 3 a 14 dias após a picada de um mosquito infectado e incluem início súbito de febre, dor de cabeça intensa, dor nos olhos, dores musculares e articulares e sangramento. Sintomas gastrointestinais como vômitos e diarreia também podem estar presentes em alguns casos. Não há tratamento para a dengue, somente medicações para amenizar a dor no corpo.
Em junho, o FDOH emitiu um alerta estadual sobre doenças transmitidas por mosquitos depois que quatro casos de malária contraídos localmente foram relatados ao longo da costa do Golfo ao sul de Tampa.
Para impedir que os mosquitos vivam e se multipliquem, o Departamento Estadual de Saúde recomenda:
· Esvazie a água parada para evitar que os mosquitos se multipliquem.
· Cubra a pele com roupas e use repelente de mosquitos.
· Cubra as portas e janelas com telas para manter os mosquitos afastados.
Para saber mais sobre a prevenção do mosquito, clique neste link.