A Flórida lidera o país em número de crianças que morrem dentro de um carro sob forte calor. Das 18 mortes relatadas nos EUA até agora em 2023, seis delas aconteceram no estado.
A Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário disse que uma criança morre a cada 10 dias de insolação após ser esquecida em um carro. "É um erro que qualquer um pode cometer", disse Latonya Thompson, proprietária do Purposeful Beginnings Learning Center ao canal WCTV.
Quase metade das vezes, a criança foi esquecida no carro quando deveria ser deixada na creche ou pré-escola. Esse foi o caso quando Karohn Jean-Baptiste, de 11 meses, que morreu em Tallahassee no ano passado quando deveria ter sido deixado na creche pelo pai.
“Essa foi difícil. Muita dor, muita dor. Doeu não só a mim, mas também à equipe. Foi uma situação horrível, mas foi um acidente”, disse Thompson, acrescentando que é preciso uma aldeia para ajudar a manter as crianças seguras.
“Você pode imaginar, nenhum pai jamais seria o mesmo depois de um acidente como este. O que temos que fazer é ajudar uns aos outros, ser parceiros de responsabilidade”, disse Thompson.
Shevaun Harris, secretário do Departamento de Crianças e Famílias da Flórida, disse que as medidas que você acha que está tomando para ajudar a evitar essas mortes, como quebrar a janela, estacionar embaixo de uma árvore ou usar um guarda-sol, não são suficientes para evitar a morte.
“Acho que a maioria dos pais não acha que isso pode acontecer. É inconcebível. Acho que tornar real que isso pode acontecer com qualquer um é a chave”, disse Shevaun Harris, secretário do Departamento de Crianças e Famílias da Flórida.
Ela enfatizou a importância da verificação, até mesmo da “verificação tripla”, antes de sair do carro.
A Flórida ocupa o segundo lugar no número total de mortes em carros quentes desde 1998, sendo o Texas o único estado com mais mortes relatadas.
O Departamento de Crianças e Famílias da Flórida incentiva as pessoas que veem uma criança sozinha em um carro a ligar para o 911. A lei da Flórida também permite que alguém arrombe um carro se vir uma criança, adulto vulnerável ou animal de estimação deixado dentro.
Com informações do canal WCTV.