Após uma sessão especial no final do mês passado, que resultou em um confronto entre líderes legislativos republicanos e o governador Ron DeSantis, os legisladores da Flórida se reunirão novamente esta semana para aprovar um pacote de projetos de lei contra a imigração ilegal — com o apoio de DeSantis.
O presidente do Senado, Ben Albritton (R-Wauchula), e o presidente da Câmara, Daniel Perez (R-Miami), divulgaram na noite de segunda-feira um comunicado convocando a nova sessão especial, que começará na terça-feira (11). Eles também divulgaram resumos dos projetos de lei, que incluem uma série de medidas para ajudar a implementar a repressão à imigração ilegal de Donald Trump.
"Nas últimas semanas, houve uma grande quantidade de discussões produtivas sobre como o estado da Flórida pode ajudar melhor os esforços do presidente Trump para combater a imigração ilegal, com foco especial em parcerias entre as forças de segurança locais, estaduais e federais para prender, deter e deportar imigrantes ilegais criminosos", disseram Albritton e Perez em um memorando conjunto aos legisladores sobre a nova sessão.
DeSantis emitiu uma declaração, chamando Albritton e Perez de "grandes parceiros", e também agradeceu ao comissário de Agricultura, Wilton Simpson, cujo papel na aplicação das leis de imigração foi um tema controverso na sessão especial anterior.
"Com a implementação dessas políticas, a Flórida ajudará a administração Trump a cumprir o mandato histórico do presidente para acabar com a imigração ilegal", disse DeSantis na declaração. "Essa é uma grande vitória para o povo da Flórida e demonstra que continuaremos a liderar."
A Câmara está programada para se reunir às 12:15 de terça-feira, enquanto o Senado se reunirá às 13:15, conforme informações publicadas em seus sites. As comissões de orçamento de ambas as casas devem analisar os projetos de lei na quarta-feira, e a Câmara e o Senado terão sessões plenárias na quinta-feira.
Os projetos de lei foram apresentados pelo senador Joe Gruters (R-Sarasota) e o deputado Lawrence McClure (R-Dover), que também patrocinaram a legislação aprovada durante a sessão especial no final de janeiro. Os resumos dos projetos indicam que eles incluem aumento das penas criminais para imigrantes ilegais que cometerem crimes, medidas para aumentar a cooperação das agências de segurança locais com o Serviço de Imigração e Fiscalização Aduaneira dos EUA, a criação de uma Junta de Fiscalização de Imigração do Estado composta pelo governador, comissário de Agricultura, procurador-geral e diretor financeiro, além de tentar impor a pena de morte obrigatória para imigrantes ilegais que cometerem assassinato ou estuprarem crianças.
"Combinando o importante feedback recebido do governador DeSantis e do comissário Simpson com a legislação muito forte aprovada durante a Sessão Especial B (a sessão de janeiro), estamos construindo sobre o apoio técnico da Casa Branca para avançar e implementar políticas fortes e fornecer recursos críticos para apoiar os esforços do presidente Trump no combate à imigração ilegal de forma eficiente e eficaz", disseram Albritton e Perez no memorando.
Fonte: NBC

