Vacina de Oxford contra Covid-19 é testada em funcionários da saúde no BR

Por

Voluntários são do RJ, SP e BA.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Fundação Lemann confirmaram que começaram os testes em São Paulo da vacina ChAdOx1 nCoV-19, liderada globalmente pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

A vacina é uma das 141 candidatas cadastradas na Organização Mundial de Saúde (OMS) e está entre as 13 que já estão em fase clínica de testes em humanos, no mundo.

Os testes da vacina em São Paulo começaram na sexta-feira, 19, e prosseguem, segundo o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) da Unifesp, que coordena a aplicação da vacina em São Paulo.

Segundo a assessoria da Fundação Lemann, a primeira fase da pesquisa envolveu a triagem dos testes sorológicos nos voluntários, feitos pelo laboratório Fleury. As aplicações da vacina em si, segundo a entidade, começaram na terça-feira, 23, e quarta-feira, 24.

5 mil profissionais

da saúde

Informações da Universidade de Oxford apontam que pelo menos 5 mil profissionais da saúde participarão dos testes no Rio de Janeiro, São Paulo e na região Nordeste.

Ao todo, 50 mil pessoas serão testadas em todo o planeta — 30 mil nos Estados Unidos e outras em países da África e Ásia. Fonte: G1.