Coronavírus: vacina de Oxford tem resultado preliminar positivo

De acordo com o laboratório, a vacina é segura e induziu resposta imune no organismo.

Por

A vacina é a mais avançada no combate à Covid-19.

Cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, anunciaram na segunda-feira, 20, que, de acordo com resultados preliminares, a ChAdOx1 nCoV-19 (ou AZD1222), conhecida popularmente como "vacina de Oxford", é segura e induziu resposta imune no corpo dos voluntários.

Os resultados, que já eram esperados pelos pesquisadores, se referem às duas primeiras fases de testes da imunização. A terceira fase está ocorrendo no Brasil, entre outros países.

O efeito deve ser reforçado após uma segunda dose da vacina, segundo os cientistas.

A descoberta de uma vacina contra a covid-19 é considerada a melhor chance para o mundo conseguir voltar à "vida normal" pré-pandemia. Há atualmente quase 140 iniciativas ao redor do mundo de desenvolvimento de vacina contra a doença, que serão submetidas a estudos pré-clínicos (sem testes em humanos), três fases de testes clínicos para avaliar segurança e eficácia, além da etapa de aprovação.

10 vacinas em estágio avançado

Quase 30 dessas candidatas a vacina iniciaram testes clínicos e menos de 10 estão em etapa avançada de análise de eficácia (fase 3 dos testes). Ou seja, a um passo da aprovação caso se mostrem seguras e eficazes.

A ChAdOx1 nCoV-19 é elaborada pela universidade de Oxford com colaboração da multinacional farmacêutica AstraZeneca.