Maioria da população não será vacinada contra Covid-19 até 2021

As autoridades de saúde dos EUA ainda estão desenvolvendo um plano para quem tomará primeiro e como serão distribuídas as vacinas

Por

Vacinas ainda estão em testes e governo analisa a distribuição.

Mesmo que as projeções mais otimistas sejam verdadeiras e uma vacina Covid-19 seja liberada para uso nos EUA em novembro, a grande maioria dos americanos não será capaz de tomar as vacinas até a primavera ou verão do próximo ano, no mínimo. Esse provável cronograma, com base em entrevistas e comentários de especialistas, incluindo Anthony Fauci, da Força-Tarefa do Coronavírus da Casa Branca, significa que empresas, crianças em idade escolar e famílias continuarão esperando.

Em uma entrevista, Fauci, que também esteve envolvido com o programa de vacina "Operação Warp Speed" da Casa Branca, disse que pode levar até 2021 para que as vacinas cheguem ao público em geral. "Espero que, no segundo semestre de 2021, as empresas tenham entregue as centenas de milhões de doses que prometeram", disse Fauci.

Razões

As razões são muitas. Os reguladores de saúde dos EUA terão apenas uma pequena porção dos dados usuais de segurança e eficácia. Os principais produtos requerem duas doses, o que limitará o número de pessoas que os suprimentos iniciais podem ajudar. E as autoridades de saúde do governo ainda estão desenvolvendo um plano para quem tomará as injeções, como serão distribuídas e como sua eficácia e segurança serão rastreadas posteriormente.

"Durante três, seis, nove meses, haverá mais pessoas querendo uma vacina do que vacinas disponíveis", disse Stephane Bancel, diretor executivo da Moderna Inc., a empresa de biotecnologia que desenvolve uma das vacinas mais avançadas. Com informações da Bloomberg.