ByteDance anuncia ação judicial contra o governo dos EUA pelo TikTok

Por

Após as autoridades dos Estados Unidos acusarem repetidamente o TikTok de ser uma ameaça potencial à segurança nacional desde o ano passado, a ByteDance, empresa chinesa dona da popular plataforma de vídeo TikTok, anunciou que entrará com uma ação judicial contra o governo dos EUA.

A ação será para proteger seus direitos e interesses enquanto começa a preparar um plano de paralisação de seus negócios nos Estados Unidos. O presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva em 6 de agosto, bloqueando todas as transações com a ByteDance para tratar da "emergência nacional".

Em apenas alguns anos, o TikTok se tornou um dos aplicativos mais queridos entre a população jovem global.

"No ano passado, procuramos sinceramente nos comunicar com o governo dos Estados Unidos e fornecer soluções em relação às suas preocupações. Mas o governo desconsiderou os fatos, desobedeceu os procedimentos legais necessários e tentou se inserir nas negociações entre empresas privadas", disse a empresa, que reforçou aidna que a ação judicial irá servir para que a ByteDance e os usuários sejam tratados com justiça.

Não houve nenhuma evidência para mostrar que o TikTok representa uma ameaça à segurança nacional dos EUA, de acordo com a gerente geral do TikTok nos EUA, Vanessa Pappas. O TikTok tem mais de 100 milhões de usuários, mais de 1.500 funcionários e milhares de parceiros de negócios nos Estados Unidos, de acordo com a ByteDance. Uma paralisação, se ocorrer, causaria à empresa uma perda de pelo menos 200 bilhões de yuans (28,94 bilhões de dólares americanos) em uma venda supostamente de 20 a 50 bilhões de dólares, disse a empresa. Fonte: The Star.