Agência vai revisar testes da AstraZeneca para covid-19

Uma participante teria apresentado um "evento adverso grave", segundo agência reguladora médica do Reino Unido

Por

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford suspenderam os testes.

A agência reguladora médica do Reino Unido informou nesta quarta-feira, 9, que está revisando com urgência as informações disponíveis para determinar se a AstraZeneca pode reiniciar os testes de sua vacina experimental contra o novo coronavírus após uma doença inexplicada em um participante.

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford suspenderam os testes da sua vacina experimental para o coronavírus, que estão na fase 3.

Em um e-mail, o diretor de licenciamento da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde (MHRA), Siu Ping Lam, disse que a instituição está trabalhando com o Centro de Vacinas de Oxford para revisar os dados de segurança, de acordo com o protocolo do estudo.

"Estamos revisando urgentemente todas as informações e ativamente engajados com os pesquisadores para determinar se o ensaio pode reiniciar o mais rápido possível", afirmou ele.

A segurança dos participantes em qualquer ensaio clínico é uma prioridade, acrescentou. A AstraZeneca está desenvolvendo a vacina em potencial com a Universidade de Oxford.

O secretário de saúde do Reino Unido, Matt Hancock, disse nesta quarta-feira que a suspensão dos testes não foi a primeira.

"É obviamente um desafio para esse ensaio clínico específico. Não é, na verdade, a primeira vez que isso aconteceu com a vacina de Oxford", disse Hancock em uma entrevista à Sky News.

Perguntaram a Hancock se isso implicaria um atraso no processo, e ele disse: "Não necessariamente, isso depende do que eles encontrarem na investigação".

A participante que motivou a suspensão dos estudos mundiais da vacina de Oxford receberia alta hospitalar na quarta-feira, 9, de acordo com Pascal Soriot, CEO da Astrazeneca. Ela apresentou "evento adverso grave". Segundo informações do Stat, Soriot deu essa declaração durante uma conferência privada realizada nesta manhã com investidores.

Leia mais sobre outras vacinas em testes no gazetanews.com. Com informações da Reuters.