Europa aumenta restrições pela Covid-19

Mais de 700 mil novos casos foram notificados na última semana - uma alta de 34%

Por

Protestantes no centro de Madri após nova onda de casos de coronavírus na Espanha.

Países europeus aumentaram as medidas preventivas para evitar uma alta dos casos de coronavírus – o continente teve os maiores números de novos contágios nas últimas semanas.

Na terça-feira , 13, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que mais de 700 mil novos casos foram notificados na última semana na Europa. É uma alta de 34% em relação à semana anterior.

O número de novos casos é, em parte, decorrente de mais testes, mas não só isso: também houve aumento de mortes, ainda que em uma proporção menor, de 16%.

Os médicos avisam que muitas das novas infecções são em jovens, que têm sintomas mais leves. O maior problema é que elas podem transmitir o coronavírus aos mais velhos.

Na Alemanha, em áreas de alta taxa de infecção, grandes aglomerações foram proibidas até o fim do ano. Além disso, pessoas que chegam de países onde há altas taxas de contágio precisam fazer testes de Covid-19 ao desembarcar e precisam se isolar durante 14 dias. Quem não usar máscara no transporte público ou em lojas pode ser multado em 50 euros e as pessoas precisam informar seus dados de identidade ao entrar em bares e restaurantes.

Na Espanha, o governo espanhol impôs um estado de emergência de 15 dias (até o dia 24) em Madri; as pessoas não podem entrar ou sair da capital por motivos não-essenciais, mas é permitido ir ao trabalho e à escola; é proibido o contato social entre pessoas de áreas diferentes da cidade; hotéis e restaurantes têm capacidade limitada e precisam fechar às 23h; eventos familiares e sociais estão limitados a seis pessoas; máscaras são obrigatórias no transporte público e em locais fechados.

Na Holanda, bares e restaurantes só podem funcionar para entrega; consumo de álcool em local público está proibido após às 22h; todas as lojas, com exceção dos supermercados, precisam fechar às 20h; só se pode receber visitas de até três pessoas por dia; encontros ao ar livre devem ter, no máximo, quatro pessoas; concertos ao ar livre estão proibidos; é obrigatório usar máscaras em transporte público, lojas e outros locais fechados; escolas, academias de ginástica estão abertos; crianças podem disputar esportes amadores.

Na França, bares e restaurantes foram fechados em grandes cidades; encontros e reuniões, como casamentos e festas, só podem ter até 10 pessoas; não se pode organizar eventos em locais alugados; é obrigatório usar máscaras em locais públicos fechados em todo o país e em locais de trabalho; em algumas cidades, máscaras são obrigatórias ao ar livre.

Na Itália, é obrigatório usar máscaras na rua e em todos os estabelecimentos –a exceção são as residências; nas escolas, todas as crianças acima de 6 anos precisam usar máscaras; bares e restaurantes precisam fechar à 0h; casamentos podem reunir, no máximo, 30 pessoas; outras festas estão banidas. Com informações da Reuters e G1.