Morre voluntário brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford

O caso está sendo investigado pelo Comitê Internacional de Avaliação de Segurança

Por

A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

João Pedro Feitosa, que teve morte confirmada nesta quarta-feira, 21, e participava dos testes da vacina de Oxford no Brasil, tomou o placebo - ou seja, não recebeu uma dose do imunizante em desenvolvimento.

Em nota, a Anvisa afirmou ter sido formalmente comunicada sobre o óbito e que os dados da investigação realizada pelo Comitê Internacional de Avaliação de Segurança foram compartilhados com a agência.

Segundo o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, os testes prosseguirão normalmente. O chefe do órgão também disse palavras de solidariedade para a família.

"Nossa palavra pessoal e institucional é de solidariedade para com a família desse brasileiro que faleceu. É um momento muito difícil, muito delicado, portanto nos solidarizamos com a família", afirmou Barra Torres.

Em nota, a Anvisa disse que "com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação".

O laboratório Astrazeneca não deu mais detalhes sobre a morte e disse que as avaliações médicas não geram preocupações. "Não podemos comentar sobre casos individuais do estudo clínico em andamento da vacina Oxford, pois obedecemos estritamente à confidencialidade médica e às regulamentações relativas a estudo clínicos e, em linha com esses princípios, podemos confirmar que todos os processos de revisão exigidos foram seguidos. Todos os eventos médicos significativos são avaliados cuidadosamente pelos investigadores do estudo, um comitê independente de monitoramento de segurança e autoridades regulatórias. Essas avaliações não levaram a quaisquer preocupações sobre a continuidade do estudo em andamento", informou o laboratório.