OMS antecipa 3ª onda de covid na Europa para início de 2021

A Europa provavelmente enfrentará uma terceira onda letal da pandemia, antes que uma vacina possa ser introduzida, analisa a organização

Por

Pessoa infectada é conduzida em hospital de Madri, Espanha.

O enviado especial da Organização Mundial da Saúde para a covid-19, David Nabarro, comentou ao diário suíço Solothurner Zeitung, neste sábado, 21, que a Europa provavelmente enfrentará uma terceira onda letal da pandemia, antes que uma vacina possa ser introduzida.

"As reações europeias foram incompletas. Eles deixaram de montar a infraestrutura necessária nos meses de verão, depois de ter posto sob controle a primeira onda." Se isso se repetir com a segunda onda, ele antecipa uma terceira, "e já no começo do próximo ano".

Segundo Nabarro, a Europa teria muito a aprender com os países asiáticos: "É preciso reagir rapidamente ao vírus, de forma robusta e decidida, sobretudo no começo, quando ele ainda está se propagando lentamente em diversas comunidades. Se se reaje sem convicção, logo o problema fica maior."

Exponencial x aritmético

Em meados do ano, a Europa vivenciou uma breve queda das taxas de contágio, mas agora a tendência se reverteu. Com uma população de 84 milhões, no domingo a Alemanha registrou 14 mil novos casos confirmados em 24 horas. Leia a matéria completa no gazetanews.com. Fonte: Deutsche Welle.