Doença misteriosa provoca 1 morte e mais de 400 internações na Índia

Por Arlaine Castro

Pelo menos 227 pessoas foram hospitalizadas no último final de semana na Índia por causa de doença misteriosa.

Após mais de 400 pessoas reportarem nos últimos três dias sintomas que vão de náuseas a convulsões na Índia, o governo local anunciou uma série de medidas para identificar a causa de uma doença misteriosa que acometeu o estado de Andhra Pradesh, ao sul do país. Até o momento, uma morte foi confirmada.

Segundo o jornal Hindustan Times, nas últimas 12 horas, cerca de 20 pessoas deram entrada no hospital público na cidade de Eluru, no distrito de West Godavari, com quadros similares. Pacientes têm relatado ainda vômitos, epilepsia, tontura e secreções na boca.

Ainda conforme a publicação, entre os internados há adultos e crianças desde a sexta-feira, 4.

“Até agora, há um total de 402 admissões ... a causa da doença não é conhecida até agora”, disse Himanshu Shukla, um dos oficiais administrativos mais graduados da área, à Agência Anadolu.

O ex-ministro-chefe do estado, N. Chandrababu Naidu, exigiu uma investigação "imparcial" e "completa" do incidente. “O incidente #Eluru é apenas a ponta do iceberg. A negligência do governo e a deterioração dos serviços de saúde em AP [Andhra Pradesh] estão expostos hoje. É uma pena para qualquer governo se ele não puder fornecer necessidades básicas como água potável segura e limpa para nosso povo ”, ele tuitou no domingo.

O ministro da Saúde da Índia, Alla Kali Krishna Srinivas, publicou uma nota em que informa que todos os hospitalizados testaram negativo para o coronavírus Sars-CoV-2 e que o problema não tem relação com a Covid-19. A nota foi publicada porque o estado é o terceiro no país em número de casos do novo coronavírus, com mais de 800 mil diagnósticos positivos.

Srinivas também descartou que a “doença misteriosa” tenha relação com alguma contaminação da água ou do ar, ou que se trate de dengue e chikungunya, infecções endêmicas em Andhra Pradesh.

O ministro-chefe do estado, Jaganmohan Reddy, informou que equipes de especialistas foram enviadas para Eluru para tentar descobrir as causas da doença e que os exames de sangue não revelaram “nenhuma evidência de uma infecção por vírus”. Com informações da Agência ANSA.