Reino Unido inicia 3º lockdown para conter mutação do coronavírus

Por Arlaine Castro

O Reino Unido entrou nesta terça-feira, 5, em seu terceiro lockdown para frear o aumento de casos de Covid-19 no país e também é uma tentativa de conter uma mutação mais contagiosa do coronavírus enquanto a vacinação avança.

O Reino Unido entrou nesta terça-feira, 5, em seu terceiro lockdown para frear o aumento de casos de Covid-19 no país e também é uma tentativa de conter uma mutação mais contagiosa do coronavírus enquanto a vacinação avança.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, anunciou na segunda-feira, 4, o terceiro bloqueio nacional estendido a toda Inglaterra. Durante seu pronunciamento, o premiê britânico chamou a nova cepa do Sars-CoV-2 de “alarmante” e falou de um aumento de 40% nas internações hospitalares em comparação com a primeira onda da Covid-19, em abril.

A decisão foi tomada logo depois da Escócia ter determinado um confinamento total até o fim de janeiro e ocorre após a descoberta de uma nova variante da Covid-19 no território britânico, que é entre “50% e 70% mais contagiosa”.

“Devemos, portanto, entrar em um lockdown nacional, o que será o suficiente para conter essa variante”, disse Johnson em um discurso televisionado. “Isso significa que o governo está mais uma vez instruindo você a ficar em casa”.

O fechamento inclui todas as escolas da Inglaterra, tanto de ensino fundamental quanto de médio. Com isso, as aulas passarão a ser exclusivamente online nas próximas semanas. Restaurantes, bares e cafés devem fechar e não poderão servir em seus salões; locais de prática esportiva ao ar livre, como campos de golfe e quadras de tênis, ficarão fechados; prática de esportes coletivos fica proibida para amadores.

Além disso, as pessoas foram aconselhadas a trabalharem em casa, a menos que sejam profissionais essenciais ou sejam incapazes de exercer suas funções remotamente.
Cerca de 27 mil pessoas estão internadas com a doença só na Inglaterra, número 40% maior do que o registrado no pico da pandemia em abril.
Johnson ainda explicou que, “se as coisas correrem bem”, as categorias prioritárias serão vacinadas com a primeira dose de um imunizante até meados de fevereiro.

O Reino Unido ocupa o sexto lugar no ranking de países com maior número de mortes pelo novo coronavírus em todo o mundo, com 75.544 óbitos.

Dados do governo apontam que o Reino Unido atingiu outro recorde diário de casos de Covid-19, com 58.784 novos infectados. É o sétimo dia consecutivo com mais de 50 mil casos em território britânico.

A nação contabiliza 2.721.590 de casos da doença e foi a primeira a administrar a vacina desenvolvida pela Pfizer e pela BioNTech, há quase um mês. A prioridade tem sido a aplicação de uma primeira dose do imunizante para o maior número possível de pessoas em vez de dar as segundas doses.

Na segunda-feira, as primeiras doses da vacina da Universidade de Oxford e da AstraZeneca também começaram a ser aplicadas. Ao todo, mais de um milhão de cidadãos já foram vacinados no país. Com informações da Agência ANSA.