Reino Unido analisa suspensão de voos do Brasil por nova variante da covid-19

Por Arlaine Castro

Reino Unido Brexit Toby Melville Reuters

O governo do Reino Unido analisa suspender temporariamente voos do Brasil em uma tentativa de limitar os casos de uma nova variante da Covid-19, com anúncio previsto para esta quinta-feira, 14.

O primeiro-ministro Boris Johnson falou na quarta-feira que restrições a viagens poderiam ser impostas. 

"Estamos tomando medidas para fazer isso em relação à variante brasileira", disse durante reunião do Comitê de Assuntos Internos dos Comuns pelo combate à pandemia no país. 

Viajantes oriundos do Brasil atualmente precisam isolar-se por 10 dias ao desembarcarem no Reino Unido. 

Uma nova variante do Sars-Cov-2, o vírus que causa a covid-19, foi detectada no Brasil e na África do Sul em janeiro e é diferente da nova variante encontrada no Reino Unido.

Johnson afirmou que está "preocupado" com essa nova versão do vírus. "Eu acho que é justo dizer que ainda temos muitas dúvidas sobre ela", disse, em uma reunião com membros do Parlamento.

O Reino Unido já proibiu voos diretos da África do Sul — onde essa variante foi encontrada primeiro — e impôs restrições a voos para o país.

Lembrando que o Brasil proibiu em dezembro de 2020, em caráter temporário, a entrada no país de voos com origem ou passagem pelo Reino Unido e Irlanda do Norte. A portaria restringiu, também, a entrada de estrangeiros por fronteiras terrestres e aquaviárias.

O que é a nova variante?

Todos os vírus, incluindo o que causa a covid-19, sofrem mutação. Essas minúsculas mudanças genéticas acontecem à medida que o vírus faz novas cópias de si mesmo para se espalhar e prosperar.

A maioria é irrelevante e algumas podem até ser prejudiciais à sobrevivência do vírus, mas outras podem torná-lo mais infeccioso ou ameaçador para o hospedeiro — os seres humanos.

A nova variante, diferente da versão nova do vírus encontrada no Reino Unido, foi identificada primeiro na África do Sul e depois encontrada no Brasil. A descoberta foi feita por pesquisadores do Japão, que notificação o Brasil após descobrirem os vírus com as mesmas mutações encontradas na África do Sul em viajantes vindos do Brasil.

As novas variantes parecem ser mais contagiosas, o que é um problema porque medidas de restrições mais duras à sociedade podem ser necessárias para controlar a disseminação do vírus. Com informações da BBC News.