Vacina da Sinovac é segura para crianças segundo empresa

Por Livia Mendes

Mais de 70 milhões de injeções da vacina de Sinovac foram aplicadas em todo o mundo.

A Sinovac disse que sua vacina COVID-19 é segura em crianças de 3 a 17 anos, com base em dados preliminares, e apresentou os dados aos reguladores de medicamentos chineses.

Testes clínicos iniciais e intermediários com mais de 550 crianças mostraram que a vacina induziria uma resposta imunológica, disse Gang Zeng, diretor médico da Sinovac, em entrevista coletiva.

Dois pacientes desenvolveram febre alta em resposta à vacina, um de 3 anos e outro de 6 anos, enquanto o restante das crianças do ensaio apresentou sintomas leves, disse Zeng.

"Mostrar que a vacina é segura e pode provocar uma resposta imune potencialmente útil contra a SARS-CoV-2 é muito bem-vindo", disse Eng Eong Ooi, professor da Escola de Medicina Duke NUS em Cingapura que está liderando o desenvolvimento de um projeto Vacina para o covid19. No entanto, ele disse que os dados apresentados publicamente pela empresa não foram suficientes para dar uma resposta conclusiva sobre os achados.

As crianças têm muito menos probabilidade de adoecerem gravemente com COVID-19, mas ainda correm risco e podem espalhar o vírus. E embora as campanhas de vacinação em todo o mundo tenham se concentrado em adultos, as crianças precisarão ser imunizadas para acabar com a pandemia.

A vacina Pfizer está liberada para uso a partir dos 16 anos e está sendo estudada entre os 12-16 anos. A Moderna tem estudado sua vacina em crianças a partir de 12 anos e na semana passada anunciou um novo estudo testando seu uso em crianças menores de 12 anos.

Fonte: FOX News