Maior fabricante de vacinas contra Covid-19 do mundo pede ajuda financeira

Localizado na Índia, o Instituto Serum produz vacinas contra a Covid-19 para todo o mundo.

Por

O Instituto Serum produz mais de duas milhões de doses da vacina por dia.

O Instituto Serum, o maior fabricante de vacinas contra a Covid-19 do mundo, solicitou ajuda financeira ao governo da Índia. O anúncio foi feito na quarta-feira, 7, pelo diretor-geral Adar Poonawalla, que explicou que a entidade precisa de um financiamento de 30 bilhões de rúpias, o equivalente a R$ 2,2 bilhões, para aumentar a sua capacidade de produção.

O pedido está relacionado ao fato do primeiro-ministro Narendra Modi ter impedido as exportações das vacinas de Oxford produzidas no Instituto Serum. O objetivo é garantir que as doses sejam usadas para acelerar a campanha de imunização da própria Índia, que enfrenta um aumento significativo de casos do coronavírus: só na segunda-feira, 5, o país registrou mais de 100 mil novas infecções.

A cada dia, o Instituto Serum produz mais de duas milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford, que são vendidas à Índia por um preço muito menor do que o cobrado no exterior para exportação. Como a venda para países estrangeiros não está acontecendo, a entidade ficou com um déficit orçamentário.

Leia a matéria completa no gazetanews.com.