Vulcão entra em erupção em ilha do Caribe

Por Livia Mendes

Vulcão La Soufriere nas ilhas de St Vicent e Grenadinas não mostrava atividade desde 1979.

O vulcão La Soufriere, localizado nas ilhas de St Vicent e Grenadinas, no Caribe, entrou em erupção nesta sexta-feira (09), após ordens de evacuação obrigatórias do governo local. Oficiais de gerenciamento de emergência disseram que a coluna de cinzas tinha cerca de 20 mil pés de altura e que as cinzas se dirigiam para o leste no Oceano Atlântico.

O Centro de Pesquisa Sísmica da Universidade das Índias Ocidentais confirmou que a erupção começou às 8h41, compartilhando uma fotografia que mostra uma grande nuvem de fumaça sobre o vulcão. Não houve relato imediato de vítimas, mas aproximadamente 16 mil pessoas precisaram ser evacuadas.

As autoridades planejaram colocar os moradores a bordo de navios de cruzeiro, enviá-los às ilhas próximas ou levá-los a abrigos em outros lugares na ilha, fora da zona de perigo.

Elizabeth Riley, diretora executiva da Caribbean Disaster Emergency Management Agency, disse na sexta-feira de manhã que havia recebido relatos de que 49 abrigos do governo estavam ocupados com 1.827 desabrigados. “Temos pouco mais de 600 pessoas que foram movidas por bens marítimos na noite passada”, disse ela.

O primeiro ministro Ralph Gonsalves anunciou que os países vizinhos do Caribe concordaram em receber evacuados e navios de cruzeiro da Carnival Corporation e Royal Caribbean Group estavam a caminho das ilhas para ajudar nas evacuações. As ilhas que disseram que aceitariam evacuações incluem Santa Lúcia, Granada, Barbados e Antígua.

As equipes de gerenciamento de emergência têm ido às comunidades na zona vermelha e fornecido transporte para locais mais seguros, incluindo abrigos pré-arranjados.

Alerta na quinta-feira

A ameaça de erupção do vulcão levou as autoridades a um apelo para que milhares de residentes evacuassem depois que "um alerta vermelho" foi declarado na quinta-feira. Os apelos para que as pessoas saiam imediatamente da zona vermelha continuaram na manhã de sexta-feira, com a queda de cinzas registrada em lugares distantes como o Aeroporto Internacional de Argyle.

O alerta vermelho significava que uma "erupção explosiva" do vulcão La Soufrière era iminente, disse Michelle Forbes, chefe da Organização Nacional de Gerenciamento de Emergências do país, um dia antes, ao anunciar que todos os abrigos de emergência foram ativados.

Fonte: Miami Herald