"Situação está piorando": França suspende todos os voos ao Brasil

Por Arlaine Castro

Testagem em passageiros que chegam ao Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

O governo francês anunciou nesta terça-feira, 13, a suspensão de todos os voos com o Brasil "até segunda ordem" devido a alta de casos e mortes no Brasil pela covid-19.

O temor se deve à ameaça das variantes brasileiras, sobretudo a P1, descoberta em Manaus e associada a maior transmissibilidade e letalidade. 

Atualmente, o Brasil registra o maior número diário de óbitos entre todos os outros países do mundo. O país é o terceiro em número de infectados pela doença, depois dos EUA e da Índia.

A decisão foi anunciada por Jean Castex, primeiro-ministro do país, em pronunciamento na Assembleia Nacional, o Parlamento francês.

"Notamos que a situação está piorando e decidimos suspender todos os voos entre o Brasil e a França até segunda ordem", disse Castex.


Mais de 355 mil pessoas já morreram no Brasil por causa do novo coronavírus, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Há um mês, o ministro de Saúde do país, Olivier Veran, disse que cerca de 6% dos casos de Covid-19 na França eram das variantes detectadas inicialmente no Brasil e na África do Sul.

Mesmo antes da suspensão, as viagens já eram restritas. Os viajantes que partiam do Brasil já precisavam mostrar um teste negativo ao chegar à França. Além disso, eram também obrigados a ficar em quarentena durante 10 dias.

Países com voos suspensos ao Brasil

A Comissão Europeia aconselhou esta terça-feira “fortemente” os Estados-membros da União Europeia (UE) a manterem as limitações às viagens não essenciais do Brasil devido à propagação de novas variantes do SARS-CoV-2, pedindo “rastreios mais rigorosos” para eventuais viajantes.

Em 20 de março, o Governo português alargou até 15 de abril a suspensão dos voos com o Reino Unido e Brasil e o isolamento profilático de 14 dias aplica-se também à fronteira terrestre para países de alto risco. Com informações da BBC Brasil.