Família real homenageia príncipe Philip em sepultamento

Por Livia Mendes

Com distanciamento social e máscaras a família real se despede do duque de Edimburgo em funeral.

Príncipe Philip e também duque de Edimburgo foi sepultado em um funeral íntimo na St George's Chapel no Castelo de Windsor, onde o reitor prestou homenagem à "bondade, humor e humanidade" do príncipe durante a cerimônia. O sepultamento aconteceu neste sábado (17) e a cerimônia teve início às 10h30.

A família usava máscaras e estava socialmente distanciada, de acordo com as regras de Covid-19, com a rainha sentada sozinha. Os filhos do duque caminharam atrás de seu caixão em uma procissão fúnebre, seguida por um minuto nacional de silêncio.

Mais de 730 membros das Forças Armadas participaram do evento, mas havia um limite de 30 pessoas dentro da capela.

O príncipe Philip morreu no Castelo de Windsor na sexta-feira, 9 de abril, aos 99 anos.
Seu caixão foi carregado a curta distância até a Capela em um Land Rover modificado, que o próprio duque ajudou a projetar. O cortejo fúnebre foi liderado pelo Bando dos Guardas Granadeiros, o partido do Major General e chefes do serviço militar.

A princesa Anne e o príncipe Charles ocuparam a primeira fila atrás do veículo, seguidos pelo Príncipe Edward e o Príncipe Andrew. Os príncipes, William e Harry caminharam de cada lado de seu primo Peter Phillips. Os irmãos sentaram-se em lados opostos do corredor, mas foram vistos conversando depois de deixarem o culto.

A rainha, 94, viajou com uma dama de companhia no estado de Bentley no final da procissão.
Um tiro cerimonial em nove locais no Reino Unido e em Gibraltar marcou o início e o fim do minuto nacional de silêncio. Nenhum avião pousou ou decolou em Heathrow por seis minutos para coincidir com o silêncio e todos os principais eventos esportivos foram remarcados para evitar um confronto com o funeral.

O funeral foi conduzido pelo Reitor de Windsor, com o Arcebispo de Canterbury pronunciando a bênção. O reitor prestou homenagem à "bondade, humor e humanidade" do Príncipe Philip e às "muitas maneiras em que sua longa vida tem sido uma bênção para nós". "Fomos inspirados por sua lealdade inabalável à nossa rainha, por seu serviço à nação e à comunidade, por sua coragem, fortaleza e fé", disse ele durante sua licitação.

A associação do duque com a Marinha Real e o amor pelo mar também foi um dos focos do serviço, mas nenhum sermão foi proferido, de acordo com seus desejos. As músicas tocadas durante a cerimônia incluíram o hino Eternal Father, Strong to Save, de 1860, de William Whiting, associado aos marinheiros e às forças armadas marítimas.

Houve um coro reduzido de quatro cantores, mas a congregação não cantou, de acordo com as restrições do coronavírus.

Os corneteiros dos Royal Marines soaram as Action Stations - um sinal de que todas as mãos deveriam estar prontas para a batalha - enquanto o caixão era baixado para o Royal Vault no final do serviço.

O Palácio de Buckingham disse que os planos do funeral foram modificados para levar em consideração as diretrizes de saúde pública. A cerimônia ocorreu inteiramente no recinto do castelo e o público foi convidado a não se reunir ali ou em outras residências reais.

Antes do funeral, a Rainha compartilhou uma fotografia favorita de si mesma com o marido em Aberdeenshire. Tirada pela condessa de Wessex em 2003, a foto mostra o casal relaxando em um tapete de piquenique na grama no belo local de beleza Coyles of Muick, perto da propriedade privada da rainha em Balmoral.


Fonte: BBC UK