Primeira tempestade nomeada do Pacífico oriental se forma perto do México

Por Arlaine Castro

Andres está se movendo na costa sudoeste do México. Segundo os meteorologistas, ela não representa qualquer ameaça em terra.

A temporada de furacões começou cedo no Pacífico oriental. A primeira tempestade nomeada do sistema de furacões daquela região - Andres - está se movendo na costa sudoeste do México. Segundo os meteorologistas, ela não representa qualquer ameaça para a terra.

O Centro Nacional de Furacões dos EUA disse na noite de domingo, 9, que a tempestade tropical deve permanecer bem no mar e se aprofundar em mares abertos nas próximas horas.

A tempestade se concentrou a cerca de 595 milhas (960 quilômetros) ao sul da ponta sul da península da Baja Califórnia, no México, e teve ventos máximos sustentados de 40 mph (65 km/h).

Os meteorologistas dizem que a tempestade deve enfraquecer até a terça-feira, 11.

PREVISÃO APONTA INTENSA TEMPORADA DE FURACÕES EM 2021

Costa dos EUA

Mais próximo à costa dos EUA, a temporada de furacões no leste do Pacífico começa em 15 de maio, duas semanas antes da temporada de furacões no Atlântico.

Por enquanto, nas próximas 48 horas, não há nenhum tipo de ciclone ou tempestade se formando no Atlântico que possa atingir a costa dos EUA, informa a previsão do NHC nesta segunda-feira, 10.

A temporada de furacões no Atlântico vai de 1º de junho a 30 de novembro e está prevista para ser mais ativa do que o normal, de acordo com uma previsão divulgada em 15 de abril pela The Weather Company.

A perspectiva criada pelo Dr. Todd Crawford, meteorologista-chefe da The Weather Company, prevê 18 tempestades nomeadas, oito furacões e três grandes furacões. Leia a previsão completa da temporada 2021 aqui.