Número de brasileiros no exterior cresce e chega a 4,2 milhões

EUA, Portugal, Paraguai e Reino Unido são os países mais procurados.

Por Arlaine Castro

Em 10 anos, o aumento foi de 36%, segundo dados de 2020 do Itamaraty.

O número de brasileiros no exterior chegou a 4,2 milhões, segundo dados de 2020 do Itamaraty. Em comparação aos dados anteriores, de 2018, houve um aumento de 16%. Em 10 anos, o aumento foi de 36%.

Segundo Fernando Nakagawa, diretor do CNN Brasil Business, o grande índice de emigração dos brasileiros tem relação com duas palavras: prosperidade e esperança.

Os números também mostram uma realidade econômica por trás, com um crescimento gradual dos emigrantes brasileiros ao longo dos últimos anos. Segundo dados da Polícia Federal, mais de 130 mil brasileiros deixaram o país e não voltaram no primeiro semestre deste ano.

Entre os cinco países com mais brasileiros, estão os Estados Unidos, com 1,7 milhão; Portugal, com 276 mil; o Paraguai, com 240 mil; o Reino Unido, com 220 mil; e o Japão, com 211 mil brasileiros. É importante ressaltar, porém, que estes são números oficiais, que não consideram aqueles que estão ilegalmente em outros países.

Pelo mundo, há quatro países com apenas um brasileiro, segundo registro do Itamaraty: a Eritreia, na África Oriental, o Quirguistão, na Ásia Central, a Micronésia, na Oceania, e a Coreia do Norte, na Ásia Oriental.

Despesas

Apesar de melhorar em relação ao ano passado, as despesas de brasileiros com viagens ao exterior voltaram a registrar em julho o segundo menor valor para o mês desde 2004. O montante de US$ 452 milhões representa alta de 69,2% ante o registro do mesmo mês de 2020.

Por outro lado, o valor é 76% menor que o gasto em viagens internacionais em julho de 2019, quando o mundo ainda não enfrentava a pandemia de Covid-19. O resultado é da nota de Setor Externo, divulgada pelo Banco Central no dia 25 de agosto.

No acumulado do ano, os US$ 2,396 bilhões em despesas de brasileiros no exterior seguem com queda de 37,6% ante o mesmo período do ano passado. CNN Business.