Tropas russas invadem Kiev, capital da Ucrânia

Por Arlaine Castro

Durante a noite, Kiev foi atingida por explosões, com pelo menos um bloco de apartamentos danificado e vários civis feridos.

Veículos militares da Ucrânia entraram na capital Kiev para defender a cidade contra as tropas da Rússia, que se aproximam, afirmou o ministro do Interior nesta sexta-feira (25). É o segundo dia da invasão russa à Ucrânia.

É o maior ataque de um país europeu contra outro do mesmo continente desde a Segunda Guerra. O presidente Wladmir Putin justificou ação militar para proteger separatistas no leste e ameaçou quem tentar interferir.

Durante a noite, Kiev foi atingida por explosões, com pelo menos um bloco de apartamentos danificado e vários civis feridos.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, havia dito anteriormente que a Rússia estava tentando "destruir a Ucrânia politicamente, destruindo o chefe de Estado".

"De acordo com as informações que temos, o inimigo me designou como alvo número um. Minha família é o alvo número dois", disse ele.

O presidente Zelensky prometeu ficar em Kiev e continuar lutando contra os ataques em toda a Ucrânia - que vem do norte, sul e leste - ordenando a convocação de recrutas e reservistas em todas as regiões da Ucrânia. O ministro da Defesa do país exortou qualquer pessoa capaz de empunhar uma arma a se juntar ao esforço para repelir a Rússia.

Uma fonte não identificada do Ministério da Defesa da Rússia também disse que um avião abatido sobre Kiev era ucraniano, segundo a agência de notícias Reuters. A Ucrânia disse que o jato era russo.

Quando o segundo dia de combate começou, Moscou - que está atacando do leste, norte e sul - parecia ter Kiev firmemente na mira. O prefeito Vitali Klitschko disse que "o inimigo" estava tentando colocar Kiev "de joelhos".

Na tarde desta sexta-feira, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que capturou o aeroporto de Antonov, usando 200 helicópteros e uma força de desembarque para levar a base ao norte de Kiev da Ucrânia.

Autoridades de inteligência ocidentais alertaram anteriormente que a Rússia estava construindo uma "força esmagadora" para assumir o controle da cidade.

O Ministério da Defesa já havia feito um apelo aos moradores do distrito em sua página no Facebook para “nos informar sobre a movimentação de tropas, para fazer coquetéis molotov [bombas incendiárias] e neutralizar o inimigo”. Com informações da BBC News. 

BBC News. - O principal ponto levantado por autoridades e especialistas em torno da invasão da Ucrânia é o avanço pelo leste-europeu da Otan