Terremoto de magnitude 6,8 sacode o México e deixa mortos

Por

O Serviço Geológico dos EUA disse que o terremoto de quinta-feira foi centrado 31 milhas (50 quilômetros) ao sul-sudoeste de Aguililla, Michoacan, a uma profundidade de 15 milhas (24,1 quilômetros).

Um forte terremoto de magnitude 6,8 atingiu o México nesta quinta-feira, 22, causando pelo menos duas mortes, danificando edifícios e provocando deslizamentos de terra, informou o Serviço Geológico dos EUA.

O terremoto ocorreu às 1h19, perto do epicentro de um terremoto de magnitude 7,6 que atingiu três dias antes no estado ocidental de Michoacan. Também foi responsabilizado por duas mortes.

O Serviço Geológico dos EUA disse que o terremoto de quinta-feira foi centrado 31 milhas (50 quilômetros) ao sul-sudoeste de Aguililla, Michoacan, a uma profundidade de 15 milhas (24,1 quilômetros).

O governo do estado de Michoacan disse que o terremoto foi sentido em todo o estado. Relatou danos a um prédio na cidade de Uruapan e alguns deslizamentos de terra em rodovias.

O presidente Andrés Manuel López Obrador disse via Twitter que foi uma réplica do terremoto de segunda-feira e também foi sentida nos estados de Colima, Jalisco e Guerrero.

A prefeita da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, disse via Twitter que duas pessoas morreram – uma mulher que caiu da escada de sua casa e um homem que teve um ataque cardíaco. Os moradores se amontoaram nas ruas enquanto os alarmes sísmicos soavam.

O terremoto abalou um país já nervoso. O terremoto mais poderoso de segunda-feira foi o terceiro grande terremoto a ocorrer em 19 de setembro – em 1985, 2017 e agora em 2022. Os terremotos de 19 de setembro de 2017 e 2022 ocorreram logo após o exercício anual de terremoto realizado todo 19 de setembro para comemorar o devastador 1985 tremor que matou cerca de 9.500 pessoas.

Fonte: Associated Press.

Notable quake, preliminary info: M 6.8 - 46 km SSW of Aguililla, Mexico https://t.co/VXEXvhnzFn

— USGS Earthquakes (@USGS_Quakes) September 22, 2022