Um canteiro de ervas, um quintal com acácias ou camélias. Além de aromas e cores, cada planta traz uma intenção. Saiba quais são elas – prosperidade, alegria, paz – e como levar isso para sua casa.
“O hibisco é símbolo da feminilidade e dá a sensação de calor, carinho e alegria. Já a camélia traz o significado de felicidade.” A frase é de Sandra Siciliano, paisagista e consultora de feng shui que estuda o papel das plantas – flores, árvores, ervas – na vida das pessoas e sua simbologia. Seu interesse pelo assunto começou há seis anos, quando foi chamada, por sua experiência como consultora de feng shui, para coordenar o plantio de árvores no terreno de uma fábrica de tintas no interior de São Paulo. Mas, não bastava ir lá e semear. Sandra queria dar significado àquilo. Foi quando teve a ideia de procurar um estudioso de fauna e flora, Orlando Villas Boas. Foi com ele que descobriu que as árvores carregam consigo lendas e mitos. “As árvores brasileiras têm, em sua maioria, uma função feminina, de graça e leveza. Elas trazem a simbologia do nutrir, recepcionar”, conta Sandra.
Para a fábrica de tintas Guarany, Sandra desenvolveu o plantio inspirado na forma da estrela-de-davi: dois triângulos equiláteros (de três lados iguais) entrelaçados, que significam a divindade, a harmonia e o senso de proporção. O vértice remete ao fogo e ao sexo masculino, e a ponta inferior, à água e ao sexo feminino. No vértice, Sandra optou por árvores de origem europeia, que representam os fundadores da empresa, portugueses. E no triângulo inferior foram colocadas espécies nacionais, representando os herdeiros.
Depois desse trabalho, a consultora de feng shui entrou de cabeça no estudo das plantas, desenvolveu, inclusive, um curso sobre árvores sagradas. Para integrar natureza e casa, iniciou uma pesquisa sobre arbustos, flores e ervas de médio e pequeno porte, dessas que podem ser cultivadas no jardim, no quintal, na varanda do apartamento ou mesmo em vasos e floreiras miúdas. A importância de ter uma planta em casa? “Traz a natureza, o ch’i, a energia vital para o lar. De acordo com o feng shui, uma única planta influencia um espaço de até 9 m3. Ou seja, uma planta também pode ser usada como um recurso de cura”, diz Sandra. Seja lá qual for o propósito – prosperidade, paz, equilíbrio –, as flores e as folhagens trazem colorido, perfume e vitalidade ao lugar onde você mora. O que vale, como diz Sandra, é a intenção.
Jardim dos Desejos
Para quem tem um quintal
Arbustos e árvores com flores são opções para os que moram em casa e têm um pequeno espaço para plantar. Veja o significado de alguns deles.
ACÁCIA: por ser delicada e sensível, é símbolo de sensibilidade e pudor.
CAMÉLIA: produz um óleo de grande valor mágico, usado em lamparinas em diversos rituais. Simboliza boa fortuna e felicidade.
CEREJEIRA: a sakura, ou flor da cerejeira, símbolo do Japão, é sinônimo de felicidade. No Oriente, o chá de suas pétalas é servido em casamentos.
HIBISCO: dá a sensação de calor, carinho e alegria e é a flor da feminilidade.
JASMIM-MANGA: brota e floresce mesmo sem as raízes (em um vaso de água, por exemplo). Por isso, traz o significado da imortalidade da alma. Os budistas costumam ter um pé de jasmim-manga no jardim de seus templos.
MAGNÓLIA: trazem consigo a intenção de força, amor à natureza e perseverança. Na China, as magnólias são usadas para proteger Buda e, por isso, é plantada próxima aos templos como um símbolo de doçura.
MANACÁ: suas flores representam as diferentes fases de uma mulher (nascem brancas, ficam rosa e depois lilases). É símbolo de generosidade e do amor incondicional.
MURTA: na Antigüidade, a murta era dedicada a Vênus, a deusa do amor. É considerada afrodisíaca e traz consigo doçura e sensibilidade.
Para cada desejo, uma planta
PAZ
Jardim, floreira ou vaso com lírios brancos. E também bambus ornamentais, que trazem a ideia de flexibilidade.
AQUIETAR A MENTE
Para compor o cantinho da meditação, invista em bambu-mossô e ervas medicinais ou aromáticas, como alecrim e lavanda. Atenção: não coloque vasos com cactos neste espaço
UM NOVO AMOR
As trepadeiras são ótimas para serem plantadas na área do relacionamento – seguindo o baguá. A espécie “amoragarradinho” cai muito bem aqui.
Para pequenos espaços
Uma ideia é cultivar ervas em vasos ou floreiras, que além de aromáticas são úteis na alimentação: podem ser usadas como temperos na preparação de pratos. O único cuidado é tê-las próximas da janela porque precisam da luz do Sol para desenvolver.
ALECRIM
Atrai a energia positiva e mantém o ânimo em alta
DILL (ENDRO)
Símbolo de vitalidade
ERVA-DOCE E CAMOMILA
Chama a prosperidade
HORTELÃ
Propicia a clareza mental
MANJERICÃO
É a erva sagrada dos hindus. Tem a simbologia de proteção e felicidade
SALSA E MANJERONA
São consideradas ervas protetoras
TOMILHO
Traz inspiração e coragem e ajuda a afastar a negatividade

