Weslaco, Texas – Em entrevista nesta quinta-feira (24) o secretário de Segurança Interna, Michael Chertoff, disse que o número de pessoas que tentam entrar ilegalmente nos EUA vem baixando devido ao avanço nos processos de prisões e ao cumprimento das leis.
A quantidade de pessoas presas tentando atravessar a fronteira baixou para mais de um terço, acrescentou o secretário, que acredita que isto significa que a imigração ilegal também vem baixando.
Chertof esteve na fronteira do Texas com o México um dia depois de anunciar o fim da política “agarra e solta”. Política que foi criada pela falta de espaço em centros de detenções para imigrantes em processos de deportação. Onde apenas os mexicanos ilegais eram levados para a fronteira para serem deportados a seu país, enquanto que os outros imigrantes ilegais recebiam uma carta para comparecer a uma corte de imigração. No entanto, poucos compareciam a audiência.
“Tudo indica que o aumento dos recursos na fronteira, a Guarda Nacional e o fim da pratica agarra e solta vem alterando realmente as ações dos imigrantes ilegais, o que demonstra um progresso real no controle da fronteira”, acrescentou Chertoff.
As estatísticas mostram que as prisões de ilegais vêm baixando desde o mesmo período do ano passado.
O secretário visitou um centro de detenção com 2.000 camas, situada há uma hora ao norte da fronteira, no condado de Willacy. Esse é um dos vários novos centros migratórios ampliados desde maio, quando o presidente Bush, prometeu acabar com a prática do “agarra e solta”.