A Petrobras consolida nesta terça-feira(26) sua entrada no setor de distribuição de combustíveis e lubrificantes do Uruguai, com a inauguração, em Montevidéu, do primeiro dos 89 postos de serviços adquiridos da Shell neste ano. Para mudar a imagem dos postos e implantar a bandeira BR, a Petrobras estará investindo, até o início de 2007, quando a mudança estará totalmente implementada, US$ 5 milhões.
Segundo a assessoria de Imprensa da companhia, a solenidade de inauguração será no início da noite e terá a presença do presidente da estatal brasileira, José Sergio Gabrielli, e do diretor da área Internacional da companhia, Nestor Cerveró.
Presente no Uruguai desde 1996, quando foi iniciada a comercialização dos lubrificantes Lubrax, a Petrobras vem gradativamente aumentando sua participação no setor petrolífero do país. Em 2004, a empresa passou a atuar também na distribuição de gás natural para o interior do país, ao adquirir 55% das ações da empresa Conecta. Em 2006, comprou mais 66% das ações da Gaseba Uruguai – concessionária de gás natural na capital Montevidéu.
A consolidação da estatal brasileira no Uruguai avançou no mesmo ano, com a aquisição de 100% dos ativos da Shell e o controle de uma rede de 89 postos. Com isso, passou a responder por um volume anual de vendas de 227 mil metros cúbicos (227 milhões de litros) de derivados.
Durante a visita ao Uruguai, o presidente da Petrobras fará palestra na Reunião Ministerial Ibero-Americana Segurança Energética na América Latina: Energia Renovável como Alternativa Viável.
Agência Brasil