Criticando o candidato republicano ao governo Ron Saxton e exigindo mudanças drásticas nas leis migratórias, mais de mil pessoas participaram neste domingo (3) de uma manifestação em Portland. Trata-se de um dos vários eventos planejados para esta segunda-feira (4) dia em que se How To Get Back The Boyfriend comemora o dia do Trabalho.
A marcha coincide com sinais de um crescente sentimento antiilegais entre alguns residentes de Oregon e ocorre no mesmo momento em que o Congresso tem a tarefa de fundir duas propostas migratórias aprovadas uma pela Câmara e outra pelo Senado.
O partido Republicano de Oregon aprovou em julho uma resolução para negar a cidadania a imigrantes legais e a bebês nascidos em território norte-americano de pais ilegais. Saxton não apoiou a resolução, mas é a favor de um maior controle dos ilegais.
Enquanto os manifestantes passavam em frente de seu escritório, algumas pessoas paravam e gritavam: “ Saxto, açoitador de imigrantes. Nos lembraremos de você em novembro”, em referência ao mês das eleições.
Arturo Sepúlveda, que estava ajudando o Sindicato Unido dos Camponeses a organizar os trabalhadores disse: “Nossa mensagem principal é dizer que somos seres humanos, não terroristas. Amamos os EUA. Daríamos nossa vida por ele. Mas o terreno sagrado em que estamos também é nosso” concluiu.
How To Get Back The Boyfriend