O National Weather Service confirmou que três tornados atingiram os condados de Miami-Dade e Broward na manhã de terça-feira, dia 16. Residentes de várias regiões do sul da Flórida foram despertados com o alerta de mau tempo e possíveis tornados, com muita chuva e ventos, que deixaram um rastro de destruição. Essa foi a segunda série de tornados em três semanas a atingir o sul da Flórdia.
Os três tornados aconteceram em Davie, Pompano Beach e no nordeste de Miami-Dade, na manhã do dia 16. Todos os tornados foram descritos como categoria EF-1, com ventos de aproximadamente 95mph.
De acordo com o National Weather Service, as tempestades foram seguidas de uma nova frente fria que atingiu a região, de acordo com Dan Gregoria.
Os tornados causaram queda de energia e de árvores, atrasou navios de cruzeiro e atrapalharam o tráfego. Mas, não houve informações de grandes ferimentos.
A oficina do mecânico brasileiro, Tiene, a SL Auto Service, que fica em Pompano Beach, escapou por pouco, por questão de 10 metros. O complexo de depósitos onde fica localizada, na 107 NW 15 Place, foi fortemente atingido. “Um deles teve o telhado arrancado e a porta foi sugada para dentro”, disse Rodrigo Trindade, que trabalha na oficina. “Não havia ninguém trabalhando no momento porque era cedo”.
Os ventos foram tão fortes que um prédio de 37 unidades na 1000 NE 191 St. teve parte de seu telhado destruído. Todos os residentes tiveram que evacuar o local e não houve relatos de ferimentos, apesar de dois apartamentos terem sido considerados inabitáveis. A Cruz Vermelha se disponibilizou a ajudar essas famílias, caso não tivessem amigos e familiares para ficar. O Miami-Dade Emergency Management irá coordenar com a Cruz Vermelha para dar assistência a residentes desabrigados.
Um caminhão tombou na faixa em direção sul da I-95, entre a Ives Dairy e a Miami Gardens Drive. O tráfego foi fechado na direção sul da I-95 e também foi afetado na direção norte na mesma altura.